Evento aconteceu durante abertura da Fenasucro & Agrocana 2025, maior feira do mundo do setor Sucroenergético e Biocombustíveis
Na manhã desta terça-feira (12), o presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, participou do encontro de produtores rurais promovido pela Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste). Meirelles foi uma das lideranças do setor produtivo convidadas a palestrar na abertura do encontro, que aconteceu no pavilhão Plenária Fenasucro, dentro do recinto de exposição da maior feira do mundo de Bioenergia e Tecnologia Industrial do setor Sucroenergético.
Trazendo o tema “Coletividade como ferramenta de impulso para aumentar a rentabilidade da atividade canavieira”, o evento teve o objetivo de atualizar o custo de produção de cana de açúcar, além de debater a expectativa de safra e a perspectiva de preço e rentabilidade para a safra 2025 no cenário nacional e internacional.
O encontro da Canaoeste foi aberto pelo diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, seguido pela presidente do Centro Nacional da Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Rosana Amadeu, e pelo gestor da Canaoeste, Almir Torcato. Eles ressaltaram a presença de Tirso Meirelles e o imprescindível trabalho desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) na busca por melhores condições aos pequenos e médios produtores rurais de todo o estado.
“Em fevereiro de 2026 vamos inaugurar o Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar e Biogás, em Ribeirão Preto, para que também possamos criar novas opções e melhores custos aos produtores rurais, fortalecendo o elo da cadeia produtiva do setor”, disse Meirelles no início de sua explanação no palco do evento.
Ele fez referência ainda a todos que são exemplo de ação no setor sucroenergético, como Toninho Toniello e Fernando dos Reis. Ao ressaltar a atuação da Canaoeste, da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e demais entidades presentes, que realizam um trabalho de apoio ao setor, falou da importância dessas entidades continuarem unidas para o crescimento e a perspectiva de melhores oportunidades para a cadeia produtiva.
“É muito importante que tenhamos consenso em nosso setor. No caso do Consecana, a Faesp se coloca à disposição para mediar as discussões em torno da atualização de valores para os produtores rurais. É vital para toda a cadeia sucroenergética que haja um acordo que atenda aos dois lados, produtores e usinas, garantindo a continuidade do processo produtivo”, concluiu o presidente da Faesp.
Fotos: Rubens Scotton
Galeria
The post Tirso Meirelles participa de encontro da Canaoeste, com produtores de cana de açúcar, em Sertãozinho appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.