Rio+Agro – Fórum Mundial Agroambiental Tropical no Rio Centro em outubr

Por: José Luiz Tejon

*José Luiz Tejon

O Rio+Agro, nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro, Rio de Janeiro, nasceu de uma visão estratégica que objetiva levar a legítima realidade do sistema do agroambiental e tropical brasileiro para o mundo inteiro.

Na abertura as mais altas autoridades públicas do país são esperadas como o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros Carlos Fávaro, Marina Silva, Fernando Haddad, Paulo Teixeira, além de governadores Cláudio Castro do Rio e de outros estados e prefeitos. Serão 3 dias com cerca de 120 palestrantes, stands de expositores, delegações internacionais.

Nesse Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, um show brasileiro agrotropical mundial, onde será apresentado o conceito do cinturão tropical do planeta terra como um marco histórico essencial para o mundo. A frase do saudoso líder Alysson Paolinelli: “o que trouxe o mundo até aqui foi a agricultura de clima temperado, daqui para frente será a tropical”.

A pesquisa brasileira com a Embrapa estará presente, temas antecipando a COP-30 e uma convocação irá ocorrer conclamando todas as nações e povos da faixa tropical e subtropical do mundo a desenvolverem seus sistemas agroambientais sustentáveis como, inclusive, única fórmula na segurança alimentar, energética, ambiental, social e climática do mundo inteiro.

A pesquisa com Embrapa, institutos agronômicos e universidades hoje fornecem para o mundo esse conhecimento, assim como produtoras e produtores brasileiros aprenderam a fazer.

Brasil + nações do cinturão tropical do mundo reunidas na ciência, na cooperação, apoiando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, na urgência da erradicação da fome, da miséria, da desigualdade, com acesso à educação e ao meio ambiente, como tão bem Roberto Rodrigues, Prof. emérito da FGV não se cansa de repetir: “alimento é paz”. E como enfatiza o idealizador e presidente do Rio+Agro, Carlos Favoreto: “o Brasil é líder mundial no desenvolvimento agroambiental do cinturão tropical, promovendo segurança alimentar, hídrica, energética, socioambiental e climática no mundo”.

Nesta edição do Rio+Agro, serão exposições versando sobre economia global e agricultura tropical; gestão do solo; logística social e combate ao desperdício; ciência, inovação e políticas públicas; cooperação e desenvolvimento da renda; sistemas de cooperação; investimentos e financeiros, propaganda e marketing vital para a imagem do agro brasileiro tropical onde o Prof. Dr. Marcos Cobra, o maior acadêmico de marketing vivo do país, será homenageado.

“A FAESP, dentre diversas entidades da sociedade civil organizada, estará representando o agro paulista com seu presidente Tirso de Salles Meirelles no painel “Inovação circular: conectando pesquisa, indústria e sociedade”, ao lado de marcas protagonistas no dia 2 de outubro a tarde.”

Além de intensas apresentações técnicas, científicas, políticas, de marketing, de gestão e geopolítica, nas 3 noites shows irão alegrar e emocionar o ambiente, com a presença já confirmada de Michel Teló.

Informações adicionais www.riomaisagro.com

Estarei lá!

*José Luiz Tejon é doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, jornalista e publicitário, com especializações em Harvard, MIT e PACE/USA e Insead na França. Colunista da Rádio Eldorado e Estadão On-line, autor e coautor de 37 livros. Coordenador acadêmico de Master Science Food & Agribusiness Management pela Audencia em Nantes/França e FECAP/Brasil. Sócio Diretor da Biomarketing e da TCA International. Profissional Head Agro Anefac. Prêmio Personalidade Agro ABAG 2023. Ex-diretor do Grupo Estadão, da Agroceres e da Jacto S/A.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *