Seja nosso parceiro

Região de Assis é a principal produtora de mandioca de indústria do Estado de São Paulo

Por: Rogério Cabral

De 2010 a 2024 produtividade da lavoura cresceu 40%, informa pesquisadora científica da Apta, Andreia Cristina Silva Hirata

Atualmente a região de Assis é a principal produtora de mandioca de indústria do Estado de São Paulo, conforme informou a pesquisadora científica Andreia Cristina Silva Hirata, da Apta, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, regional de Presidente Prudente. Em palestra durante a programação técnica da 54ª Exapit – Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã – no último sábado, dia 9 de agosto, a engenheira agrônoma informou que num período de 15 anos, compreendendo os anos de 2010 a 2014, a produção da mandioca no Estado de São Paulo cresceu 40%.

👉 www.portaldoagronegocio.com

“Assis concentra a maior produção de mandioca, seguida de Ourinhos, a 2ª, e Presidente Prudente, a 3ª em área cultivada”, informou.

Marília é a 6ª cidade em cultivo da lavoura e, Tupã, que abrigou o evento técnico com apoio da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e do Sindicato Rural de Tupã, a 5ª. Durante a palestra, a agrônoma e pesquisadora científica Andreia Cristina apresentou importantes aspectos da produção, inclusive os cuidados de manejo. Trouxe as principais pragas que afetam a planta e alternativas eficazes para o controle. Também expôs as inovações no setor e o papel das agroindústria para o beneficiamento da mandioca.

Andreia Cristina Silva Hirata é pesquisadora científica da Apta

A região que inclui Presidente Prudente nos trabalhos da Apta, além da mandioca, também é expressiva na produção da batata doce. A Apta Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP – é uma das sete importantes Instituições de Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), coordenadoria vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Tem por atribuições gerar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos com foco nas demandas das cadeias de produção e nas prioridades institucionais de seu campo de atuação, além de estabelecer parcerias público-privadas.

A Apta Regional possui 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento em todo Estado de São Paulo (URPD), com uma visão multidisciplinar, agregando valor em produtos de origem animal e vegetal, nas áreas de: Agronomia, Zootecnia, Pesca continental, Sanidade vegetal, Sanidade animal, Sistemas Integrados de Produção, Segurança alimentar e Agroecologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *