Radiografia do estado de São Paulo apresenta números das principais atividades agropecuárias em 2024
O Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) divulgou a 4ª edição da Radiografia da Agropecuária Paulista. O documento, elaborado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), reúne informações importantes sobre as principais atividades agropecuárias do estado de São Paulo em 2024.
Para cada atividade, são apresentados dados de produção, principais municípios produtores, número de estabelecimentos, mão de obra formal empregada, valor bruto da produção, exportações, importações e preço médio de comercialização. A partir da caracterização de cada atividade, a publicação busca mostrar os diversos produtos que contribuem para impulsionar a agropecuária paulista.
Dentre os produtos agrícolas, o estado mantém a liderança na produção nacional de amendoim (82,5%); laranja (76,5%); limão (73,9%); borracha natural (61,3%); cana-de-açúcar (55,1%); caqui (50,9%); figo (49,6%); abacate (37,8%); tangerina (30,9%); batata-doce (19,1%); eucalipto (18,3%); e banana (13,7%). Na pecuária, São Paulo lidera a produção de ovos, sendo responsável por 23,6% do volume total que é produzido no país.
A agropecuária paulista ocupa posição estratégica dentro da agropecuária nacional, combinando alta produtividade, diversidade de produtos e elevada capacidade de inovação tecnológica, fatores que influenciam diretamente o desempenho do setor no país. Mesmo com menor área agrícola, comparado a outros estados brasileiros, São Paulo lidera a produção e exportação de diversos produtos agropecuários, gerando milhares de empregos no setor e contribuindo para a renda estadual e, consequentemente, para o crescimento econômico do país.
Clique na imagem abaixo para acessar a íntegra do documento. Para maiores informações sobre o setor agropecuário paulista consulte o Painel de Dados da Faesp.