Uma nova frente fria se inicia a partir de domingo (5) na Região Sul, trazendo chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.
Nas demais áreas do país, o tempo seco predomina. Veja a previsão do tempo entre esta segunda (29) e a próxima (6) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
Sul
A semana inicia com a atuação de um cavado (prolongamento de um centro de baixa pressão) que favorece pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, com possibilidade de queda de granizo sobre a região. A partir de domingo (5) o deslocamento de uma frente fria também intensifica as precipitações nos três estados. Assim, são previstos acumulados acima de 60 mm em grande parte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná (tons em amarelo e vermelho no mapa abaixo) e volumes de até 50 mm na porção centro-sul do Paraná (tons em verde). No sudoeste gaúcho e norte paranaense, são previstos acumulados de até 10 mm (azul e cinza).
Sudeste
Para o Sudeste, a previsão indica ausência de chuva para a maior parte dos estados durante a semana. Volumes de até 10 mm são previstos em todo o Espírito Santo e no leste de Minas Gerais (azul e cinza no mapa). O destaque vai para a a umidade relativa do ar abaixo de 30% prevista para os próximos dias nas regiões do Triângulo Mineiro, além do norte e oeste do estado de São Paulo.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a previsão é de tempo estável, com ausência de chuva em praticamente todos os estados (áreas em branco), exceto para o Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva isoladas, mas sem acumulados expressivos. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa abaixo de 30% em toda a região para os próximos dias, principalmente em Mato Grosso e no oeste do território sul-mato-grossese.
Nordeste
Em grande parte do Nordeste não há previsão de chuva, com tendência de redução da umidade relativa do ar, especialmente na porção sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde os valores ficam abaixo de 30%. Já na parte litorânea da região os volumes de chuva permanecem abaixo de 10 mm (tons em azul).
Norte
Para a Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar na porção oeste do Amazonas, com volumes que podem superar 60 mm (amarelo e laranja). Acumulados de chuva entre 20 e 50 mm são previstos para áreas pontuais do Amazonas, Roraima e Acre (verde). Em contraste, em grande parte do Pará, Tocantins, Amapá e Rondônia não há previsão de chuva ao longo da semana e a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%.