Em reunião na Faesp, executivos apresentaram cronograma de criação de comitês estaduais que ajudarão a tornar a plataforma mais robusta

Uma ferramenta digital que possibilite a troca de informações do setor agropecuário em todo o Brasil e no exterior. Assim o coordenador de Inovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ayrton Jun Ussami, apresentou a Plataforma Eletrônica de Inovação Agropecuária, “Mapa Conecta”, durante palestra na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). A partir da criação de comitês estaduais, que irão congregar universidades, startups, órgãos governamentais e entidades, será possível construir uma grande rede e conectar demandas a soluções.
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, ao abrir a reunião, ressaltou a importância de programas como esses, reiterando que a Federação tem muito a contribuir, inclusive com os dados dos mais de 80 mil produtores já visitados no interior paulista, dentro do Projeto Integrar. Esse primeiro grande mapeamento do setor agropecuário e da força de trabalho rural de São Paulo fornecerá dados importantes para a construção de políticas públicas de fomento ao agro.
“Esse mapeamento será importante por fornecer dados que permitam o desenvolvimento de políticas públicas para o meio rural. A partir do próximo ano estaremos levando para as propriedades rurais a calculadora de CO2, para que os produtores possam entender se estão emitindo ou possuem saldo positivo”, afirmou o presidente.
Após a palestra o gerente técnico do Senar-SP, Jair Kaczinski; o diretor jurídico, Thiago Soares; o gerente do Departamento Técnico e Econômico, Cláudio Brisolara, acompanhado das técnicas Larissa Amaral e Érica Barros; o gerente do Departamento de Sustentabilidade, José Luiz Fontes e os técnicos Cris Murgel e coronel Alexandre; o assessor da presidência, Carlos Alberto Demeterco; e o diretor Marcio Vassoler fizeram alguns questionamentos sobre o processo. Além de Ayrton Ussami, a chefe de divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência do Mapa em São Paulo, Marcia dos Reis Schmidt, e a consultora de Inovação, Jane Albinati Malaguti, tiraram as dúvidas e explicaram de forma prática a interação com a plataforma.
Vassoler ressaltou a importância da proximidade dos pequenos produtores rurais com as novas tecnologias. “Estamos num tempo em que as tecnologias chegam rápido e passam com a mesma velocidade. Os produtores, principalmente os pequenos, precisam estar perto dessas novidades para que sobrevivam no campo”, concluiu o diretor.
Galeria


The post Mapa apresenta nova plataforma de inovação agropecuária appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.