
O avanço recente de uma frente fria entre o Sul e o Sudeste do Brasil trouxe mudanças significativas no tempo no Centro-Oeste. O sistema, mesmo sem atuar diretamente sobre a região, estimula a formação de um canal de umidade que favorece a formação de nuvens carregadas e provoca mudança na direção dos ventos, de acordo com a Climatempo. O resultado é um alívio no calor intenso que vinha predominando na região nos últimos dias.
As instabilidades seguem ativas nos próximos dias, ainda que de forma irregular. As chuvas ocorrem em pancadas isoladas, intercaladas com períodos de sol e tempo firme. Em áreas do norte de Mato Grosso e do sul de Mato Grosso do Sul, há risco de pancadas mais fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Também deve chover entre o sudeste de Mato Grosso e o sul de Goiás, enquanto o norte goiano segue com tempo seco e temperaturas elevadas.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Risco de temporais isolados
Em Mato Grosso, a atmosfera permanece bastante úmida, mantendo as condições para pancadas mais expressivas no norte do estado, com potencial para temporais isolados.
Em Mato Grosso do Sul, as instabilidades se concentram principalmente no extremo sul. Já em Goiás, a chuva tende a ocorrer com maior frequência no sul, alternando momentos de abafamento e precipitação.
Tendência: mais chuva e menos calor
Nos próximos dias, o cenário úmido deve persistir no Centro-Oeste. As chuvas variam de intensidade e podem acumular até 25 mm em grande parte da região.
A partir da próxima segunda-feira (13), a expectativa é de manutenção da umidade e expansão das áreas de chuva, principalmente entre Mato Grosso do Sul, Goiás e o Triângulo Mineiro, onde os acumulados podem atingir 30 mm.
Entre o sábado (11) e a próxima terça (14), um novo sistema meteorológico deve se intensificar sobre o Centro-Sul, provocando instabilidades mais fortes. A previsão indica chuvas generalizadas e volumosas, além da redução das temperaturas. Isso deve trazer alívio para o calor e melhorar as condições de umidade do ar.
O post Frente fria colabora para virar o tempo em região do país; confira apareceu primeiro em Canal Rural.