Frente fria avança e provoca chuva forte nos estados; veja a previsão do tempo

Por: Rogério Cabral

O avanço de uma frente fria nesta segunda-feira (6) deve espalhar áreas de instabilidade pelo Sul do Brasil e provocar temporais em diversas regiões. Segundo a Climatempo, há risco de chuva forte, rajadas de vento e granizo especialmente no Rio Grande do Sul. Já no Sudeste, o calor intenso continua, com temperaturas próximas dos 40 °C e umidade do ar abaixo de 20% em várias cidades.

Temporais no Sul

Durante a madrugada, as instabilidades começaram a se intensificar sobre o Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul do estado, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e ventos que podem chegar a 60 km/h. Há alerta para temporais mais generalizados nas primeiras horas da manhã nas regiões oeste, campanha, sul e costa doce.

Ao longo do dia, a frente fria avança e leva a chuva para outras áreas do estado, além de Santa Catarina. No Paraná, as instabilidades atingem o sul, sudoeste e oeste, mas de forma mais irregular. No norte e noroeste paranaense, o tempo segue firme e quente.

Calor extremo no Sudeste

No Sudeste, o tempo segue firme, com predomínio de sol, calor e ar seco. A circulação de ventos quentes vindos do interior do continente deve intensificar as temperaturas. Em cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais, as máximas podem chegar a 40 °C, enquanto a umidade relativa do ar cai para abaixo de 20%, o que exige atenção com riscos de incêndios e problemas respiratórios.

No Espírito Santo, a umidade vinda do oceano pode provocar pancadas isoladas e fracas de chuva no litoral, especialmente no norte do estado.

Pancadas isoladas no Centro-Oeste

A frente fria também influencia o Centro-Oeste, com previsão de chuva no Mato Grosso do Sul, principalmente entre o oeste e o sul do estado, onde há chance de temporais com raios. Em Mato Grosso, parte sul e oeste também podem registrar pancadas, embora as temperaturas continuem elevadas — Cuiabá deve atingir os 40 °C. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue aberto e seco.

Chuva no litoral do Nordeste e instabilidade no Norte

No Nordeste, a circulação de ventos marítimos mantém a chuva sobre a faixa leste, com destaque para o litoral da Bahia, onde a precipitação pode ser mais intensa em alguns momentos. No interior, o tempo segue firme e muito quente.

Já no Norte, o cenário é de instabilidade entre Amazonas, Roraima, Rondônia e partes do Pará, com possibilidade de pancadas fortes e temporais isolados ao longo do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *