Fim de semana chega com risco de fortes temporais em alguns estados; veja a previsão do tempo

Por: Rogério Cabral

O fim de semana será marcado por mudanças no clima em diferentes partes do país. Enquanto áreas do Sul enfrentam risco de temporais com a chegada de uma frente fria, estados do Sudeste e Centro-Oeste seguem sob calor intenso e baixa umidade do ar. No litoral do Nordeste, a chuva persiste, enquanto no Norte as instabilidades continuam favorecendo pancadas localizadas.

Sul

Sexta-feira (26): A propagação de um cavado meteorológico e o avanço da umidade mantêm o tempo instável nos três estados da região. Há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes em grande parte do interior gaúcho, catarinense e paranaense, com risco de temporais e volumes expressivos, especialmente em Santa Catarina. Porto Alegre e Curitiba podem registrar episódios de chuva forte.

Sábado (27): A instabilidade perde força, mas ainda há pancadas irregulares no sul e leste do Paraná, em Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul.

Domingo (28): Uma nova frente fria avança, trazendo pancadas de chuva de moderada a forte intensidade para boa parte do Rio Grande do Sul, com risco de temporais. As temperaturas seguem elevadas em grande parte da região.

Sudeste

Sexta-feira (26): O tempo permanece firme na maior parte da região, com exceção do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do sul e leste de Minas Gerais, onde há chance de pancadas isoladas. No interior paulista, o calor pode superar os 40 °C, com umidade abaixo de 20%.

Sábado (27): Pancadas de chuva atingem o litoral e o leste paulista, o Espírito Santo, o litoral norte fluminense e áreas do leste mineiro. O calor predomina nas demais áreas, com baixa umidade do ar.

Domingo (28): A chuva se concentra no leste de São Paulo, no litoral do Espírito Santo e no sul e leste de Minas. No restante do Sudeste, o tempo firme predomina, com temperaturas elevadas e ar seco.

Centro-Oeste

Sexta-feira (26): O calor segue intenso em toda a região, com máxima de 40 °C em Cuiabá. A umidade do ar cai a níveis críticos em Goiás e em partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de pancadas isoladas no norte de Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul.

Sábado (27): As instabilidades se concentram no norte e oeste de Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul. O restante da região segue com predomínio de sol e calor.

Domingo (28): Pancadas de chuva isoladas ocorrem no extremo norte e oeste de Mato Grosso, enquanto o tempo firme predomina nas demais áreas.

Nordeste

Sexta-feira (26): A instabilidade segue no litoral, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com pancadas de chuva que podem ser fortes entre Salvador, Aracaju e Maceió. No interior, o calor e o tempo seco predominam, com máximas de até 37 °C no Piauí e Maranhão.

Sábado (27): A chuva se mantém ao longo do litoral, podendo ser mais intensa entre a Bahia e Sergipe. O interior segue com sol forte e baixa umidade.

Domingo (28): A instabilidade persiste no litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte, com chuvas contínuas em cidades como Ilhéus, Salvador e Porto Seguro. O interior segue seco e quente.

Norte

Sexta-feira (26): O tempo quente e úmido favorece pancadas de chuva no Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e no oeste do Pará, com risco de temporais localizados. Em Tocantins, o calor predomina, com máximas acima de 36 °C e umidade baixa.

Sábado (27): As pancadas diminuem no Acre, mas seguem no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá, podendo ser fortes em alguns pontos.

Domingo (28): Áreas de instabilidade atuam sobre grande parte do Amazonas, Roraima, Rondônia e oeste do Pará. O calor continua intenso em toda a região, especialmente no Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *