Marília vive “era de ouro” do turismo, afirma presidente do Sinhores, Sinval Gruppo
O lançamento oficial do 1º Festival do Café de Marília foi realizado na manhã desta sexta-feira (17), na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Marília). O evento marcou o início da contagem regressiva para a celebração, que acontecerá no dia 1º de novembro, na histórica Fazenda Cascata, em homenagem aos 100 anos da propriedade e à tradição cafeeira da cidade.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, abriu a cerimônia destacando o papel do empreendedorismo como motor do crescimento local. “O governo do prefeito Vinicius Camarinha tem muita credibilidade com a classe produtiva, e o nosso trabalho é valorizar os produtores, comerciantes e prestadores de serviço locais”, afirmou.
Em seu discurso, o prefeito Vinicius Camarinha ressaltou que Marília vive três grandes momentos: a valorização de sua história e cultura, a promoção do turismo por meio do café — uma das bebidas mais consumidas do mundo — e o incentivo ao conhecimento e à inovação. “Esse festival pode se transformar em uma grande feira do café, e o poder público estará sempre ao lado de iniciativas que promovam o desenvolvimento da cidade”, disse.
O prefeito também anunciou que o governo estadual autorizou a construção do maior e mais moderno Museu de Paleontologia do Brasil, em Marília. “A cidade está se desenvolvendo porque as pessoas caminham junto com a gente”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Ivan Evangelista Junior, afirmou que o novo evento abre espaço para oportunidades de crescimento. “Estamos entregando à sociedade uma nova demanda: o Festival do Café”, disse.
Para o presidente do Sinhores, Sinval Gruppo, o turismo em Marília vive um momento promissor. “Um cafezinho acerta qualquer conversa. Marília tem café tão bom quanto o de qualquer região do país. O prefeito acredita no turismo, e o secretário Vitor Gazola veste a camisa de verdade. Estamos vivendo uma era de ouro para o turismo mariliense”, declarou.
O proprietário da Fazenda Cascata, Oswaldo Passos de Andrade, relembrou a origem da propriedade. “Meu avô, Bento de Abreu, chegou aqui em 1925, e agora vemos uma cidade próspera. É uma alegria participar desse evento e ver o trabalho que vem sendo feito”, afirmou.
Durante a cerimônia, o secretário Vitor Gazola apresentou o projeto detalhado do festival, que reunirá produtores de café, artesãos, baristas, palestrantes e atrações culturais. Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades parceiras e membros da sociedade civil.
Sobre o 1º Festival do Café de Marília
O evento celebra o centenário da Fazenda Cascata, um dos marcos da fundação e do desenvolvimento de Marília, e simboliza a inclusão do município no programa estadual Rotas do Café, valorizando uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio paulista.
Com entrada gratuita e doação voluntária de 1 kg de alimento para o Fundo Social de Solidariedade, o festival acontecerá no dia 1º de novembro, das 10h às 18h, com atrações para toda a família. Haverá praça de alimentação com food trucks, produtos artesanais, exposição de tratores e fotos, brinquedos infláveis, além de palestras e demonstrações sobre o universo do café.
Segundo o secretário Vitor Gazola, “o Festival valoriza a cadeia produtiva do café, fomenta o turismo e o lazer, difunde conhecimento, história e cultura, além de fortalecer a identidade e o desenvolvimento regional”.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Comtur, Sinhores, Apta Regional de Marília, Ciesp, Sebrae, Fatec Marília, Adipa, Secretaria da Cultura e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Programação Completa:
Data: 1º de novembro de 2025 (sábado)
Local: Fazenda Cascata – Avenida Cascata, 201-495- Jardim Maria Izabel
Horário: das 10h às 18h
– Praça de Alimentação:
La Catrina Mexicana
Espetinhos na Brasa
Big Pastel
Japan Food
Kelvin Burguer
Kita Churros
Rock Way Pizza
S.O.S. Alergia
Campina Burguer
Birra Buglia (chopp artesanal)
Tali Crepes
– Produtores de Café:
Café Dona Santina
Le Verdon
Café América
Café Alta Paulista
Café Ribeirão da Garça
Café Lorenzetti Losasso
Café Fazenda Consuelo
Café Granchelli
Café Fazenda Nascente
Ábba Coffee
Café Cortez
Lini Cafés
Café Guti
– Produtores Artesanais:
Empório Esmeralda (geleias e temperos)
Sítio Horizonte Azul (queijos)
Engenho Don Lino (cachaças artesanais)
AMAR (mel)
Surô Doces Artesanais
Aushra Chocolates
– Artesanato: Grupos Mulheres Empreendedoras e Mistura Criativa
– Curto Circuito do Café: Projeto educacional e turístico que promove experiências e vivências ligadas à cafeicultura
– Barista Experience:
Café do Douglas – método V60
Grappa Café – capuccino e café árabe
Leandro – licor de café reutilizando café que sobra na garrafa
Ábba Coffee – método globinho
Café Dona Santina – café espresso e um drink feito com espresso
Lucas – prensa francesa e coldbrew
– Palestras
Inscrições: vagas gratuitas e limitadas
https://docs.google.com/forms/
11h40 às 11h40 – ADIPA: “O Café que une raízes e constrói caminhos” – Sandra Yamashita Matunoshita
14h às 14h30 – APTA: “Regionalização de cultivares de cafeeiros” – Adriana Novais Martins
15h às 15h30 – Faculdade de Tecnologia de Marília (Fatec Marília): “Café Fermentado” – Profa. Dra. Cláudia Dorta
16h às 16h30 – SEBRAE: “Do Grão ao Algoritmo: IA na Gestão e Marketing do Café” – Gabriel Augusto Borges
– Atrações Musicais:
Vitrola 3 – 12h30 às 14h30
Lucas e Viana – 15h às 17h30
– Outras Atrações:
Brinquedos infláveis
Exposição de tratores
Exposição de fotos