Programa do Senar-SP proporciona contato direto entre produtor e consumidor final
Há quatro anos o Programa Feira do Produtor Rural acontece em Sertãozinho. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) e tem por finalidade criar mais uma opção de renda ao produtor rural através da venda direta.
O comércio permeia as tradições e a economia brasileira desde os tempos do Império Português e a Feira do Produtor foi idealizada para proporcionar maior proximidade entre o produtor rural e o consumidor final.
Trata-se de uma importante iniciativa de valorização do trabalho do campo e sua produção, permitindo assim, a troca de experiências com seus clientes.
O Programa dura sete meses e é dividido em oito módulos: integração, sensibilização, normas e procedimentos da Feira do Produtor, boas práticas de manipulação de alimentos, produtos rurais para comercialização, construções do estande em bambu, comercialização, gestão do negócio, Feira do Produtor Rural e consolidação do Programa.
Todo esse trabalho envolve lideranças do município, sindicato rural, prefeitura, associações etc.
Como explica Priscila Levorin, técnica do Senar-SP, “o Programa Feira do Produtor Rural faz parte do rol de cursos do Senar-SP e integra a missão da Faesp onde ajuda a promover ações que visem beneficiar os métodos de trabalho, os processos tecnológicos, a produção e a comercialização da categoria econômica rural.”
Três anos atrás a produtora Simone Moretto ouviu falar sobre o programa e recebeu o incentivo para participar. Segundo ela, a experiência foi libertadora e ajudou, inclusive, a superar uma depressão, ter uma renda familiar e uma rede de contatos.
“Para mim foi maravilhoso, gostei demais e aprendi muito”, conta. “Durante o curso aprendi sobre vendas, preparo dos alimentos, para levar à feira. Hoje, tenho uma renda financeira para mim e para minha família, além de uma rede de contatos com diversos clientes”.
Simone afirma que o Programa proporcionou novo ânimo em sua vida, ao ponto até de ter segurança para voltar a dirigir. “Sou grata ao Senar-SP, ao Sebrae e à Manuela [Guindalini, coordenadora do Sindicato Rural de Sertãozinho], que nos ajuda muito, que nunca se esquece de nós e está sempre junto.”
O bacharel em turismo e instrutor do Senar-SP há 10 anos, Márcio Langoni, explica que a Feira do Produtor Rural é mais do que um evento semanal, é uma ferramenta que mexe com o emocional dos participantes, que tira do anonimato grandes talentos.
“Ao longo dos módulos os participantes são preparados para a Feira do Produtor Rural, desde a o planejamento e organização à comercialização de artesanato, geleias, hortaliças etc. Para além do caráter econômico que o próprio evento traz, há muito desenvolvimento pessoal e interpessoal”, explica.
E cita como exemplo Simone, que após o programa passou a fazer parte da comissão gestora e possui respeito de todo o coletivo, trabalhando na realização das feiras e interagindo, como liderança do grupo, junto a Prefeitura, e parceiros locais.