Faesp marca presença no Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas em Itupeva

Por: Rogério Cabral

O evento destacou a força crescente da mulher no campo e em outros setores, bem como a importância de iniciativas que ampliem a participação feminina nas tomadas de decisão

O Sistema Faesp/Senar esteve presente, nesta terça-feira (02/12), na abertura do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas, realizado em Itupeva. O evento, que reúne produtoras, lideranças e cooperativistas de diversas regiões do país, segue até esta quarta-feira (03/12) com uma programação dedicada à troca de experiências, capacitação e valorização do protagonismo feminino no agronegócio.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, mencionou em seu discurso sua experiência no Sebrae de São Paulo em programas de empreendedorismo feminino. E sobre o compromisso do Sistema Faesp/Senar em promover ações para viabilizar liderança, inovação e acesso a oportunidades para as mulheres produtoras rurais e cooperativistas. “Com apoio e a criação de condições também as mulheres podem alcançar todo o seu potencial como empreendedoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda as campanhas do Senar realizadas pelas Semeadoras, voltadas à saúde da mulher do campo, com o projeto “Semear é Cuidar”.

O diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, participou também da abertura do evento mencionando que as mulheres já são 40% dos cooperados no Brasil. “O mundo fica melhor com as cooperativistas femininas”, apontou. Ele ressaltou ainda a importância das ações conjuntas do Sebrae com o Sistema Faesp/Senar nas ações de empreendedorismo feminino.

“Se você subestima o que você faz, o mundo subestima quem você é”, disse às mulheres presentes ao evento a organizadora do Encontro, Luciana Martins.  Ela falou a respeito dos pilares do evento, que são a Gestão, Autoconhecimento e Espiritualidade. “Quando a mulher entende o potencial dela, e que ela é capaz de executar, ninguém segura”, explicou.

A programação do dia contou com a palestra “Liderança da Mulher no Agro: oportunidades e desafios no cenário atual”, por Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp. Ela abordou os obstáculos para as mulheres, a desigualdade em cargos de comando, a necessidade de maior representatividade e os caminhos possíveis para ampliar a presença das mulheres em posições estratégicas.

“Nós, mulheres, estamos sub-representadas nas lideranças em todos os setores. É a representação feminina que vai reduzir a distância entre homens e mulheres na vida profissional. Temos de ser resilientes e estar sempre de cabeça erguida, acreditando que é possível superar as pressões”, afirmou Juliana Farah, que destacou ainda as experiências exitosas das Semeadoras do Agro na capacitação e incentivo à formação de lideranças femininas.

O Sistema Faesp/Senar teve um estande no evento, com espaço para produtores rurais apresentarem seus produtos. Os debates, oficinas e palestras do evento reforçam a relevância da mulher para o cooperativismo, seja no agro ou em outras áreas.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *