Seja nosso parceiro

Energia e vontade de fazer a diferença marcaram eventos das Semeadoras do Agro

Por: Rogério Cabral

Iniciativa de motivação ao empreendedorismo feminino no campo chegou nas cidades de Fartura, Lorena, Guaratinguetá, Silveiras, São João da Boa Vista e Mogi Guaçu

A Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), promoveu, entre os dias 14 e 17 de julho, uma série de encontros que mobilizou mulheres do campo em diferentes regiões do estado. As atividades fizeram parte do ciclo de palestras “Semeadoras do Agro”, com foco na valorização, formação e protagonismo feminino no agronegócio paulista.

As cidades de Fartura, Lorena, Guaratinguetá, Silveiras, São João da Boa Vista e Mogi Guaçu (extensão de base do Sindicato Rural de Mogi Mirim) receberam os módulos 1 e 3 da iniciativa, cujos temas — “Mulheres: descubram-se no campo” e “Mulheres: é tempo de colheita” — propõem reflexões e ações práticas para fortalecer o papel das mulheres rurais, aproximando-as dos sindicatos e incentivando o empreendedorismo, a autonomia e a liderança no meio agropecuário.

Na cidade de Lorena, o módulo 3 foi realizado no dia 14/07 com apoio do Sindicato Rural de Lorena e Piquete, presidido por Bruno Lopes Nunes. O evento contou com a presença de autoridades como Sylvinho Ballerini, prefeito de Lorena; Rômulo Kaziierz Luszczynski, prefeito de Piquete; Gustavo Lucena, prefeito de Canas; e Juliana Almeida Chehouan Franco, gerente do Sebrae do escritório regional de Guaratinguetá.

Já no dia 15/07, duas cidades receberam o módulo 1. Em Guaratinguetá, o encontro foi organizado pelo Sindicato Rural local, presidido por Rubem Motta Filho, e teve a presença do prefeito Antônio Gilberto Filippo Fernandes Júnior e novamente de Juliana Franco, do Sebrae. No mesmo dia, em Silveiras, o evento contou com a participação do presidente do Sindicato Rural, Décio Benedito da Silva; do prefeito Edson Mendes Mota; e também de Juliana Franco, reforçando o apoio institucional à capacitação feminina no agro.

O ciclo de encontros seguiu em São João da Boa Vista, no dia 16/07, com a realização do módulo 1 e a presença de Márcia Cristina Zanelo, coordenadora do Senar-SP, representando a presidente do Sindicato Rural local, Vera Lúcia Machado Vicente. Também participou Fany de Aquino, vice-presidente do Grupo Terapêutico Com Elas, que trouxe reflexões sobre saúde e bem-estar da mulher no meio rural.

Finalizando a programação, no dia 17/07, o módulo 1 foi realizado em Mogi Guaçu, município que integra a base do Sindicato Rural de Mogi Mirim, presidido por José Luiz da Cunha Claro. O evento teve a presença do prefeito de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti, e de Marcos Kremer, gerente do Sebrae do escritório regional de São João da Boa Vista.

A crescente adesão aos encontros da Comissão Semeadoras do Agro mostra o quanto as mulheres do campo estão assumindo novos espaços e responsabilidades no agronegócio paulista. Além disso, destaca a importância dos sindicatos rurais como pontes entre essas lideranças femininas e as oportunidades de capacitação, representação e fortalecimento de suas atividades.

Galeria

S.R – Fartura

S.R – Lorena

S.R – Guaratinguetá

S.R – Silveiras

S.R – São João da Boa Vista

S.R – Mogi Guaçu

The post Energia e vontade de fazer a diferença marcaram eventos das Semeadoras do Agro appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *