Comissão Semeadoras do Agro da Faesp estimula empreendedorismo e formação de novas lideranças femininas no agro paulista
A Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), promoveu no dia 17 de novembro dois importantes encontros voltados ao fortalecimento da liderança feminina no setor rural. As atividades aconteceram nas cidades de Santo Anastácio e Dracena e reuniram produtoras, agricultoras, trabalhadoras rurais e lideranças locais em um dia dedicado ao conhecimento, à troca de experiências e ao incentivo ao empreendedorismo feminino. Os eventos das Semeadoras do Agro têm parceria com o Sebrae DELAS, Sindicatos Rurais, prefeituras e entidades locais.
Em Santo Anastácio, foi realizada a terceira fase do projeto, intitulada “Mulheres, é Tempo de Colheita”. O encontro destacou caminhos possíveis para o crescimento profissional no campo, abordando temas como gestão, liderança, inovação e as decisões que impulsionam o desenvolvimento das mulheres no ambiente rural.
A programação contou com palestras sobre motivação, saúde da mulher e empreendedorismo, oferecendo ferramentas práticas e reflexões essenciais para aprimorar habilidades e fortalecer o protagonismo feminino. O evento foi marcado por momentos de acolhimento, aprendizado e relatos inspiradores, evidenciando a força das mulheres que atuam diariamente na construção de um agro mais moderno e inclusivo.
A iniciativa teve parceria do Sindicato Rural de Santo Anastácio, representado pelo presidente Marcos Antônio de Almeida, e ainda do SEBRAE, e com presença da equipe da CATI, do prefeito Luiz Infante e sua equipe, e dos apoiadores que contribuíram para o sucesso da programação.
Em Dracena, estreia do módulo “Mulheres: É Tempo de Transformação!”
Também no dia 17, a cidade de Dracena recebeu o quarto módulo das Semeadoras do Agro, “Mulheres: É Tempo de Transformação!”, em um encontro voltado a ampliar a visão sobre empreendedorismo e liderança no campo. A estreia do novo módulo trouxe debates sobre a construção de negócios com identidade, a tomada de decisões de forma segura e as oportunidades que surgem quando as mulheres reconhecem seu papel fundamental no desenvolvimento rural.
Durante o evento, histórias e experiências compartilhadas reforçaram o movimento crescente de mulheres que lideram, inovam e impulsionam o avanço do agronegócio em todas as regiões do Estado. A ação teve apoio do Sindicato Rural de Dracena e de seu presidente, Daniel Pagnozzi, além da presença ativa das participantes, que contribuíram para um ambiente de troca, conexão e inspiração.
Galeria
Santo Anastácio
Dracena