Doença viral que provoca bolhas em bovinos se espalha pela Europa

Por: Rogério Cabral

Surtos ocorrem na França e Espanha e preocupam autoridades sanitárias

Uma doença viral que provoca bolhas em todo o corpo de bovinos preocupa as autoridades zoosanitárias da Europa. Surtos da Dermatite Nodular Contagiosa (DNC) estão ocorrendo na Espanha e na França, que ainda enfrenta outro problema, a Febre da Língua Azul. Cientistas de todo o mundo alertam para a ameaça da proliferação de vírus e a rápida capacidade de mutação dos vírus.

A Dermatite Nodular Contagiosa começou a surgir na França em julho. O governo lançou uma campanha emergencial de vacinação para conter a doença, que recuou, mas neste mês, novos surtos começaram a surgir no país, especialmente em propriedades rurais localizadas na fronteira com a Espanha. As exportações de carne destes países estão suspensas. A ministra da agricultura da França,  Annie Genevard, chegou a afirmar que o país está em “extremo alerta” e que o futuro da pecuária europeia pode estar ameaçado.
Na Espanha, os surtos começaram a surgir no início de outubro. O foco foi detectado em uma fazenda localizada na região de Alt Empordà, na Catalunha, e o governo espanhol adotou medidas imediatas de contenção. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária, Pescas e Alimentação da Catalunha, a doença foi confirmada por testes realizados no Laboratório Veterinário Central de Algete, em Madrid.
A Doença de Pele Nodular, um tipo de dermatite que causa bolhas no corpo dos animais e prejudica a produção de leite. Ela provoca febre, perda de apetite, queda na produção de leite e nódulos na pele, com mortalidade próxima de 10% e morbidade de até 45%. A doença não é transmissível aos humanos, mas altamente contagiosa entre os animais e os protocolos zoosanitários automáticos entre países prevêem a paralisação do comércio internacional quando há casos da doença.

A doença é causada por um vírus da família Poxviridae. e disseminada por insetos sugadores, como moscas, mosquitos e carrapatos. Pode afetar bovinos e bubalinos.

Além da DNC, a Europa ainda enfrenta um surto de Febre da Língua Azul, que pode afetar rebanhos bovinos, capirnos e ovinos. Casos da doença já foram confirmados na França, Espanha, Portugal, Noruega, Holanda e Itália.

Língua Azul ou febre da Língua Azul é causada por um vírus do gênero Orbivirus, família Reoviridae, transmitido por mosquitos do gênero Culicoides e afeta principalmente ovinos, bovinos e caprinos. Os sintomas que incluem febre alta, inchaço da língua e mucosas, lesões nos cascos e hemorragias.

Como a doença de pele nodular, a doença não é transmitida aos seres humanos, mas a alta taxa de mortalidade entre os animais e as consequências econômicas das restrições ao comércio de produtos de origem animal preocupam autoridades. Cientistas acreditam que as mudanças climáticas estejam prolongando a temporada de transmissão do vírus na Europa, permitindo sua sobrevivência durante o inverno e expansão para o norte.

Fonte: AgroBand

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *