Dezembro começa com chuva forte e temporais; veja a previsão do tempo

Por: Rogério Cabral

A semana começa com condições de tempo bastante contrastantes pelo Brasil. Enquanto novas áreas de instabilidade ainda atuam com força sobre o Sul, outras regiões enfrentam sol forte, calor e baixa umidade nesta segunda-feira (1).

Sul tem chuva forte e risco de temporais ao longo do dia

O estado do Rio Grande do Sul segue sob instabilidades desde as primeiras horas desta segunda-feira. Há risco de pancadas moderadas a fortes, além de temporais isolados.
No início da tarde, a chuva avança pelo oeste de Santa Catarina e alcança a metade sul e o oeste do Paraná.

No norte paranaense, o tempo permanece mais firme. Até a noite, as condições melhoram na Campanha Gaúcha. As temperaturas voltam a subir gradualmente no território gaúcho, enquanto norte e Serra do RS, além do interior catarinense, seguem com clima mais ameno. No norte do Paraná, o calor ganha intensidade.

Sudeste tem pancadas de chuva em SP e MG, com calor predominando

Nas primeiras horas do dia, há previsão de pancadas isoladas no oeste e noroeste de Minas Gerais. Ao longo do dia, novas instabilidades avançam pelo Triângulo Mineiro e atingem o oeste, norte e nordeste de São Paulo, com chuva moderada a forte em alguns momentos. No sul paulista, as pancadas podem ocorrer no fim da tarde.

Nas demais áreas do Sudeste, o sol predomina e o tempo fica firme. As temperaturas permanecem altas, especialmente no oeste e na metade norte de São Paulo. A umidade relativa do ar segue baixa em partes do território paulista e no Triângulo Mineiro.

Centro-Oeste segue com tempo abafado e risco de temporais

As instabilidades continuam atuando entre o oeste e o leste de Mato Grosso e na faixa central de Goiás.
Ao longo do dia, ganham força nos dois estados. A baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai intensifica também as áreas de chuva no Mato Grosso do Sul, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais no sul do estado.

No leste de Mato Grosso, o tempo fica mais aberto. As temperaturas altas deixam a sensação de abafamento em toda a região.

Nordeste tem chuva fraca e calor no interior

A chuva ocorre de forma fraca e isolada no sul e litoral da Bahia, além do oeste e áreas do interior baiano. Na metade sul do Maranhão e do Piauí, as instabilidades persistem com intensidade fraca a moderada, podendo ser mais fortes em pontos do Maranhão.

Nas demais áreas, o tempo fica firme, com calor e baixa umidade em partes do interior.

Norte tem pancadas fortes em AC, RO, RR e TO; chuva diminui no Amazonas e Pará

As instabilidades diminuem no leste do Amazonas, mas seguem ativas na metade oeste do estado, além do Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins, onde há risco de pancadas moderadas a fortes e temporais isolados.

No Pará, a chuva perde força, mas ainda ocorre de forma fraca a moderada na metade sul. Em grande parte do estado e no Amapá, o tempo permanece mais estável e as temperaturas seguem elevadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *