Corredor de umidade leva chuvas a Rondônia e Mato Grosso

Por: Rogério Cabral

O corredor de umidade continua ativo e traz temporais, principalmente para Rondônia e Mato Grosso. Essa chuva é benéfica para as pastagens, mas os pecuaristas devem estar atentos às previsões climáticas.

Previsão e cuidados para os pecuaristas

Nesta sexta-feira (26), a atenção deve ser redobrada para Rondônia, oeste de Mato Grosso e áreas do noroeste de Mato Grosso do Sul. As previsões apontam para nuvens carregadas, alta atividade elétrica e rajadas de vento intensas. Cuidados com as estruturas das fazendas e com o rebanho são essenciais durante esses temporais.

Nos próximos cinco dias, as temperaturas voltam a subir. No norte de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, as máximas podem alcançar 37 °C ou 38 °C. Esse calor, combinado com a umidade das chuvas, acelera o crescimento do capim, mas exige manejo cuidadoso para evitar o estresse térmico do gado.

Condições climáticas em São Paulo e outras regiões

O calor também será um fator no interior de São Paulo, onde as máximas devem variar entre 29 °C e 33 °C na sexta e sábado (27). No domingo (28), as temperaturas podem subir para 35 °C.

A previsão para a próxima semana traz boas notícias para as regiões de pecuária que necessitam de chuvas. O interior de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás devem receber entre 20 e 30 milímetros em cinco dias, fundamental para a recuperação das pastagens.

Essa condição de chuvas mais volumosas também se aplica ao centro-leste de Mato Grosso. O retorno da umidade é um sinal esperado pelos pecuaristas para otimizar o manejo das pastagens, permitindo ações como a adubação de cobertura e garantindo pasto de qualidade na próxima estação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *