Combate ao Câncer de Mama

Por: Juliana Farah

Olá, queridas leitoras,

Hoje retomo com um assunto caro a nós, mulheres, e que tem sido tema de muitos de nossos encontros: a prevenção ao câncer de mama. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrado neste 19 de outubro, é uma data de extrema importância para a vida de milhões de mulheres ao redor do mundo, pois representa um movimento global de conscientização, prevenção e solidariedade.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e a principal causa de morte feminina por câncer. Embora existam avanços significativos na medicina, o diagnóstico precoce continua sendo a principal arma contra a doença. A mamografia regular e o acompanhamento médico são atitudes que salvam vidas. O estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física, alimentação equilibrada, controle de peso e redução do consumo de álcool e cigarro, também é considerado fator que contribui para a prevenção primária desse tipo de câncer.

Os números mostram a seriedade do desafio: de acordo com a publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), “Controle do Câncer de Mama no Brasil: Dados e Números 2025”, o país deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025. O Sudeste aparece como a região com maior incidência e mortalidade da doença. É uma realidade que exige nossa atenção e ação.

Nesse contexto é que o projeto “Semear é Cuidar”, idealizado pela Comissão Semeadoras do Agro e acolhido pelo Senar-SP, através do Programa Promovendo Saúde no Campo, fortalece a rede de cuidados com a saúde da mulher no estado de São Paulo. Já doou mais de 6.500 combos com os exames necessários, todos realizados na rede particular, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais do que isso, garante o encaminhamento imediato para tratamento na rede pública, caso a doença seja detectada.

Com a mensagem principal “Prevenção é tudo!”, o “Semear é Cuidar” vai além da oferta de exames. Busca conscientizar a comunidade rural sobre a importância do autocuidado e da prevenção desde cedo e reflete o compromisso do Sistema FAESP/SENAR e Sindicatos Rurais com o bem-estar e qualidade de vida da população do campo.

A Comissão não busca apenas empoderar mulheres. Tem como propósito oferecer um ciclo de cuidados e prosperidade, apresentando ferramentas e trilhas de conhecimento necessárias para liderar uma agricultura mais sustentável e economicamente mais proveitosa, contribuindo com a geração de renda, colaborando para a ruptura do ciclo de pobreza, preparando e semeando o terreno para um futuro mais equitativo, saudável e resiliente para toda a sociedade.

Com carinho, Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *