CNA premia melhores molhos de pimenta do Prêmio Brasil Artesanal

Por: Rogério Cabral

Cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (24), em Brasília

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta segunda-feira (24), cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Molho de Pimenta.

O evento celebrou a diversidade da produção artesanal brasileira em evento no restaurante Ticiana Werner Restaurante & Wine Bar, em Brasília, e reuniu finalistas do concurso, familiares, presidentes de federações, diretores do Sistema CNA/Senar, parlamentares e representantes do setor produtivo.

O prêmio faz parte do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA e é promovido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA-SP).

A iniciativa valoriza alimentos artesanais produzidos por pequenos e médios produtores rurais e busca fortalecer a originalidade, a identidade regional e a profissionalização do setor.

Há seis anos, o Prêmio CNA Brasil Artesanal vem promovendo concursos dedicados a queijos, geleias, chocolates, cachaças, salames, charcutaria, azeites, vinhos, cafés especiais, mel e cerveja, fortalecendo a produção, a diversidade e a riqueza gastronômica do país.

Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, destacou que a premiação valoriza a produção artesanal. “Nós buscamos ampliar a visibilidade desses produtos. A cada edição fica claro que qualidade, criatividade e autenticidade andam lado a lado com a resiliência, o empreendedorismo e a paixão que o produtor coloca no que faz.”

O gerente de competitividade do Sebrae Nacional, Fábio Krieger, disse que a parceria entre as entidades, com o programa “Juntos pelo Agro”, fortalece o pequeno produtor. “Conseguimos garantir um bom acompanhamento para que os premiados avancem cada vez mais. Os resultados que temos mostram que, com esse apoio conjunto, os vencedores realmente conseguem se destacar no mercado”, afirmou.

Para Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA e organizadora do prêmio, o evento representa o reconhecimento à originalidade e ao impacto econômico que os produtos artesanais geram nos territórios. “Cada produtor que chega até aqui traz uma história e uma identidade única. Valorizar esses molhos é valorizar quem transforma ingredientes simples em cultura, renda e oportunidades.”

Piripaque

O anúncio de estar entre os finalistas ao Prêmio Brasil Artesanal – Molho de Pimenta, no início de outubro, foi uma enorme surpresa para Rogério de Freitas, à frente da marca Senhor Acepipes, que vem vivendo as emoções do reconhecimento desde então.

“Ter participado desse concurso foi tão significativo que tenho dificuldades de expressar. Desde o anúncio em 6 de outubro até ontem, vivo em um turbilhão”, explicou.

“A premiação foi tão intensamente vivida que só consigo agradecer. A magnitude da oportunidade ainda me foge. Sei que portas se abriram e continuarão se abrindo graças à CNA.”

Rogério diz que ainda está tentando assimilar tudo. A marca possui 20 rótulos de pimentas e o reconhecimento da Piripaque traz novas e grandes oportunidades.

“Estamos desbravando territórios que nunca sonhamos. O ápice desta experiência sem dúvida são as pessoas e os laços feitos. CNA, Faesp, Senar, e amigos produtores agora farão parte do nosso dia a dia. Estar ao lado de pessoas tão comprometidas e apaixonadas é uma benção e isso transforma vidas”, sintetiza emocionado.

Classificação geral

Categoria: Molho Salgado

Posição
Fabricante
Local

Categoria: Molho Agridoce

Posição
Fabricante
Local

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *