Parte do estado do Rio Grande do Sul estará sob risco de queda de granizo e rajadas de vento intensas no domingo (31). A partir de segunda-feira (1), o sistema se desloca para o oceano, formando uma frente fria que permanecerá estacionária sobre o Rio Grande do Sul durante toda a semana. A previsão é de chuva, granizo e rajadas de vento, com risco de danos às estruturas agrícolas.
Nos próximos cinco dias, a previsão é de chuvas entre 30 a 40 mm, mas o acumulado pode superar os 200 mm ao longo da semana, especialmente nas áreas produtoras do centro do Rio Grande do Sul. Em locais como Cruz Alta, espera-se um acúmulo superior a 200 mm até a segunda quinzena de setembro.
Esse volume de chuva pode provocar alagamentos e deslizamentos de terra. Com a previsão de temporais durante toda a semana, há risco de queda de árvores e, consequentemente, de interrupção no fornecimento de energia.
No entanto, a partir do dia 5, a temperatura começa a cair, com mínimas chegando a 8°C, mas sem risco de geada. As temperaturas devem se manter dentro da média para a época do ano,afirma Arthur.
Em contrapartida, as demais regiões do país terão tempo mais firme. São Paulo e Triângulo Mineiro terão dias secos, enquanto o Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais enfrentam chuvas. No Centro-Oeste, a chuva se concentra apenas no domingo (31) em Mato Grosso do Sul e nas áreas de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
Na Região Norte, a previsão é de chuvas isoladas, com temperaturas que podem chegar a 37°C a 38°C no Matopiba e Rondônia até o final de semana e o tempo segue firme também no Nordeste.