Chuva forte atinge várias regiões do país e semana tem alerta para temporais, segundo Inmet

Por: Rogério Cabral

A semana será marcada por chuva forte em várias regiões do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Áreas de instabilidade, frentes frias e umidade elevada vão provocar acumulados expressivos principalmente no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Já o Nordeste começa a semana com tempo seco em quase todo o território, mas deve registrar mudança a partir de quarta-feira (19).

Norte terá acumulados acima de 200 mm

A Região Norte concentra as maiores áreas de instabilidade, com destaque para o oeste do Amazonas, Acre e áreas próximas das fronteiras com Rondônia, Pará e Mato Grosso. No Amazonas e Pará, os volumes podem superar 200 milímetros, com pontos mais específicos acima de 150 mm.

Em contrapartida, Amapá, norte do Pará e norte de Roraima terão acumulados baixos, inferiores a 10 mm, com possibilidade apenas de pancadas rápidas. A umidade relativa do ar permanece elevada na maior parte da região, sempre igual ou acima de 50%, exceto no Amapá e norte do Pará, onde os índices podem cair para 30% a partir de terça-feira (12).

Nordeste começa com tempo seco, mas Bahia terá chuva forte

No Nordeste, o início da semana será de tempo firme na maioria dos estados. A exceção é a Bahia, que deve registrar chuva recorrente no sul e oeste a partir de quarta-feira (19), com avanço gradual para as demais áreas do estado. Os volumes podem superar 60 mm por dia no interior baiano, e entre 100 e 150 mm em cinco dias no oeste da Bahia e leste do Tocantins.

Piauí e interior de Pernambuco também podem ter pancadas isoladas no fim da semana. Antes disso, a região enfrenta baixos índices de umidade relativa, com valores abaixo de 20% — e, em alguns pontos, até 15% — especialmente no encontro entre Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Centro-Oeste tem temporais no MS e chuva bem distribuída nos demais estados

A semana começa com chuva volumosa no Mato Grosso do Sul, onde os acumulados podem variar entre 100 e 150 mm nesta segunda-feira (17). Em Goiás e Mato Grosso, as precipitações serão mais regulares ao longo da semana, com áreas do norte dos dois estados registrando pontos de chuva forte.

No Distrito Federal, a previsão é de pancadas rápidas, com acumulados mais modestos, entre 20 e 40 mm em cinco dias. A umidade relativa do ar deve iniciar a semana próxima de 50%, caindo gradualmente para a faixa de 30% a 40%, especialmente no centro-sul da região.

Sudeste terá chuva generalizada; volumes acima de 100 mm em MG e RJ

A passagem de uma frente fria provoca chuva em todos os estados do Sudeste nesta semana. São Paulo abre o período com os volumes mais intensos, seguidos por Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Até o dia 18, MG e RJ concentram os acumulados mais expressivos, que podem superar 100 mm em 24 horas.

O oeste mineiro terá os menores índices de umidade relativa do ar, entre 30% e 40%, enquanto as demais áreas do Sudeste permanecem com níveis próximos de 50%.

Sul recebe chuva forte no início da semana, mas tempo firma depois

No Sul, a chuva se concentra entre segunda (17) e terça-feira (18) devido à passagem de uma frente fria. O Paraná deve registrar os maiores volumes, superando 100 mm no período. A partir de quarta-feira (19), a chuva perde força em toda a região, com apenas ocorrências pontuais e fracas no litoral de Santa Catarina e Paraná.

A umidade relativa do ar no Sul deve variar entre 40% e 50% durante a semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *