O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz importantes alertas climáticos entre esta segunda-feira (28) e a próxima (4 de agosto). Tem chuva, massa de ar frio que derruba temperaturas e, também, tempo seco. Confira:
Sul
A semana reserva acumulados de até 30 mm de chuva nos estados do Paraná e Santa Catarina, com maiores volumes concentrados nas porções central e leste de ambos os estados (tons em cinza e verde no mapa abaixo). Já no Rio Grande do Sul, a previsão indica volumes de 20 a 40 mm em setores das mesorregiões do Centro Oriental Rio-Grandense e Região Metropolitana de Porto Alegre (manchas em verde).
Entretanto, volumes mais expressivos são esperados para as mesorregiões do sudoeste e sudeste rio-grandense, áreas onde a chuva pode ultrapassar os 80 mm nos próximos dias. Outro destaque da semana é a atuação de uma massa de ar frio que deve provocar temperaturas abaixo de 8°C em toda a Região Sul entre terça (29) e quarta (30).
Sudeste
A previsão é de tempo estável na maior parte dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (áreas em branco). Por outro lado, para a maior parte do estado de São Paulo, são previstos acumulados de até 10 mm para os próximos dias (azul). Ressalta-se, ainda, a queda da umidade relativa em grande parte de Minas Gerais e São Paulo, com previsão de umidade relativa abaixo de 30% no sudoeste mineiro e noroeste paulista nos próximos dias.
Assim como na Região Sul, a massa de ar frio chega entre terça e quarta para todo o estado de São Paulo e para o sul de Minas, derrubando as temperaturas, com possibilidade de temperaturas abaixo de 8°C.
Centro-Oeste

A previsão do Inmet indica predomínio de tempo estável (áreas em branco), exceto nas regiões central e sul de Mato Grosso do Sul, para onde são previstos volumes de até 20 mm de chuva. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa do ar abaixo de 30% em toda a região para os próximos dias, principalmente no centro-sul de Goiás e na maior parte de Mato Grosso do Sul.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Nordeste
No interior da região não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no sudoeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia. Em pequenas áreas do litoral nordestino, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm (tons em verde), principalmente no litoral de Alagoas e Pernambuco.
Norte
Áreas de instabilidade se concentrarão no extremo noroeste e na porção central do Amazonas, com volumes que podem superar 60 mm (tons em laranja e vermelho), com destaque para os maiores acumulados de chuva da ordem de 80 mm na parte central amazonense.
Em contraste, o Inmet aponta que nas porções leste de Rondônia, sul e leste do Amazonas, assim como sul do Pará e Tocantins, não há previsão de chuva ao longo da semana. Nestas localidades, a previsão indica uma redução da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis abaixo de 30%, o que demanda atenção especial ao risco de incêndios.
O post Chuva de 80 mm em duas regiões e queda brusca de temperatura são destaques da semana apareceu primeiro em Canal Rural.