Batata-doce e limão lideram altas nos preços pagos ao produtor paulista em setembro

Por: Rogério Cabral

Levantamento da Faesp mostra avanço nos preços de café e banana, enquanto arroz e tomate registram quedas

O mais recente Relatório de acompanhamento mensal dos preços pagos ao produtor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), referente a setembro de 2025, aponta variações expressivas nos preços pagos ao produtor paulista. Entre os principais destaques positivos estão a batata-doce, com elevação de 88,5% no mês, e o limão taiti, que subiu 33,1% em relação a agosto.

Outros produtos também apresentaram variações positivas, como mandioca, que teve aumento de12,9%, café arábica, com preço 11,4% maior, e feijão cores, também com aumento de 11,4% no preço pago ao produtor. No caso do café, a valorização reflete a oferta restrita e os baixos estoques, aliados à sobretaxação imposta pelos Estados Unidos.

Entre os produtos com queda nos preços, o destaque foi o arroz, que recuou 9% em setembro, pressionado pela oferta elevada, pela manutenção da demanda e pelo ritmo lento das exportações. O tomate registrou baixa de 7,3%, reflexo do aumento da oferta nas regiões produtoras causado pelas temperaturas mais altas que aceleraram a maturação dos frutos.

No acumulado de 12 meses, os maiores avanços nos preços pagos ao produtor foram observados no café arábica, com aumento de 51,9%, seguido por batata-doce (+42,4%) e bezerro (+38,5%). Já os recuos mais acentuados ocorreram para laranja pera, que em comparação a setembro do ano passado teve queda de 49,5%, além de arroz (-46,1%) e laranja para indústria (-41,2%). O relatório mensal, elaborado pelo Departamento Econômico da FAESP com base em dados da CONAB e do CEPEA-ESALQ/USP, monitora a evolução dos preços de 28 produtos agropecuários e serve como importante instrumento de acompanhamento para o produtor rural paulista. Veja o relatório completo clicando na imagem abaixo e acesse o Painel de Dados para conhecer outros relatórios e documentos que podem auxiliar o produtor em sua estratégia de negócios.

The post Batata-doce e limão lideram altas nos preços pagos ao produtor paulista em setembro appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *