Empresa centenária, que deve faturar R$ 3,6 bilhões em 2025, comprou 50% da startup ALLTIS, dona de um sistema de inteligência artificial capaz de, através de sensores, prever produção, emitir alertas e reduzir custos em aviários
Notificação no celular? Pode ser algum problema na granja. A grosso modo, essa é ideia da startup ALLTIS, que desenvolveu uma tecnologia de sensores junto de uma inteligência artificial que monitoram as granjas de ovos em tempo real.
Com o monitoramento, qualquer atividade fora do padrão avisa o proprietário. A ideia é transformar as granjas em propriedades 4.0 e com isso, contribuir para o aumento da produtividade e a redução de custos, como explicou Alex Souza, fundador e CEO da startup.
A IA foi batizada de Clara, e nas palavras de Souza, faz com que o avicultor de postura “converse com sua granja” em qualquer lugar do mundo, uma vez que a gestão é feita via um software instalado no próprio celular.
O nome, segundo ele, é um trocadilho com a clara do ovo, mas também carrega a ideia de clareza nos dados. “Não é para ser um chatbot. A Clara transmite confiança e dá ao produtor acesso às informações essenciais do negócio, com precisão e clareza”, disse ao AgFeed.
O pacote tecnológico da ALLTIS conta com cinco sensores que controlam o fluxo de produção de ovos, mostrando volume, cor (branca ou vermelha) e até tamanho dos ovos, monitoram a quantidade de ração e os insumos nutricionais armazenados, mostram o consumo e a qualidade da água, gerenciam o consumo de energia e acompanham bem-estar das aves. Mais do que medir, o sistema projeta cenários.
“A partir da intersecção de parâmetros como consumo de água, ração, temperatura e produção diária, a Clara consegue prever, com alto nível de confiabilidade, quanto a granja vai produzir”, afirmou Souza.
Essa tecnologia atraiu uma gigante do segmento de saúde animal, a MCassab, que há algumas semanas, comprou 50% da agtech por um valor não revelado.
Para os executivos, o segredo está menos no hardware e mais na inteligência artificial. “O que nos chamou atenção é que é um modelo único que mistura diversas mensurações em um único app. O segredo não são os sensores, e sim a IA. Ela ajuda os produtores a terem uma gestão integrada e a criarem previsões”, disse Maurício Graziani, diretor executivo da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
Fonte: AgFeed