Produtoras rurais das cidades de Palmeira D’Oeste, Fernandópolis, Paraguaçu Paulista, Quatá, Vera Cruz e São José do Rio Preto puderam debater sobre os desafios da mulher no campo
A Comissão Semeadoras do Agro, iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), promoveu uma nova série de encontros voltados ao fortalecimento do empreendedorismo e da liderança feminina no campo. Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, os módulos do projeto percorreram os municípios de Palmeira D’Oeste, Fernandópolis, Paraguaçu Paulista, Quatá e Vera Cruz, reunindo mulheres rurais e autoridades locais em momentos de aprendizado, troca de experiências e valorização do papel da mulher no agronegócio.
No dia 29 de setembro, Palmeira D’Oeste recebeu o Módulo 1 – “Mulheres, descubram-se no Campo”, com presença de mulheres empenhadas no agro e que compartilharam sua energia e entusiasmo pelo fortalecimento da atuação feminina nas atividades rurais.
Na mesma data, o Sindicato Rural de Fernandópolis sediou também o Módulo 1, com a presença do presidente do Sindicato, Humberto Zanin, e sua esposa Ana Maria de Carvalho Zanin; do gerente do Escritório Regional do Sebrae em Votuporanga, Jorge Felipe Zaneti; e do prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella. O evento destacou a importância da parceria entre o setor público, o sistema sindical rural e as instituições de apoio ao empreendedorismo para ampliar as oportunidades das mulheres do agro.
Já no dia 1º de outubro, o projeto chegou a Paraguaçu Paulista, onde o Módulo 1 contou com a participação do presidente do Sindicato Rural, Jean Adriano Pereira, e sua esposa Ana Paula Fabiano; da gerente do Sebrae em Marília, Cristiane Ramos Aguiar; e do vice-prefeito Hemersson Fávaro, que representou o prefeito Antonio Takashi Sasada, acompanhado de sua esposa Elisangela Marson. Também marcaram presença Neide Teodoro, representando a Associação de Combate ao Câncer, e Iara Galdino, representante do prefeito de Lutécia.
No mesmo dia, em Quatá, foi apresentado o Módulo 2 – “Mulheres, é tempo de Semear”, com ampla participação de autoridades e lideranças locais. Estiveram presentes o prefeito Márcio Bidóia e a primeira-dama Claudia Bidóia; o vice-prefeito Elton Mazzi; o presidente do Sindicato Rural José Álvaro Brites e sua mulher Ione Brites; além do secretário de Agricultura Edilson Valejo, da secretária de Meio Ambiente Aline Silva e do secretário de Saúde Márcio Camargo. Também participaram a gerente do Sebrae de Marília, Cristiane Souza Aguiar, e representantes da ONG Orienta Vida, reforçando a rede de apoio ao empreendedorismo feminino rural.
A cidade de Vera Cruz recebeu o Módulo 3 – “Mulheres, é tempo de Colheita”, em 1º de outubro. O encontro realizado com a parceria do Sindicato Rural de Vera Cruz, presidido por Edna Catacci Guimarães, com presença de autoridades locais que prestigiaram a iniciativa, demonstrando reconhecimento e incentivo à força transformadora das mulheres do campo.
E no dia 04/10, em São José do Rio Preto, o encontro se deu durante a Intertech 2025 em São José do Rio Preto. A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, e pelo secretário de Turismo Roberto de Lucena, seguindo com a presidente das Semeadoras do Agro Juliana Farah, a secretária Carina Ayres, e o presidente do Sindicato Rural, Sérgio Expressão. Com a presença também da secretária estadual de esportes Coronel Helena.
“As ações da Comissão Semeadoras do Agro seguem ampliando o alcance do projeto em todo o Estado de São Paulo, promovendo conhecimento, autoconhecimento e valorização da mulher rural como protagonista do desenvolvimento sustentável e da inovação no agronegócio”, diz a presidente das Semeadoras, Juliana Farah.
Galeria
Palmeira D’Oeste
Fernandópolis
São José do Rio Preto
Vera Cruz
Quatá
Paraguaçu Paulista