Docentes e pesquisadores da Esalq/USP são reconhecidos por sua contribuição científica durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
O Departamento de Ciência do Solo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), se destacou na edição 2025 do Prêmio Ciência do Solo Victor Hugo Alvarez V., promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). A premiação, anunciada durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado em setembro, em São Luís (MA), reconhece a excelência na produção científica nacional e valoriza trabalhos que contribuem para o avanço da área no país.
Participe do canal Portal do Agronegócio
Nesta edição, a Esalq/USP conquistou três premiações em diferentes divisões científicas da SBCS, reafirmando a relevância e a liderança de seu corpo docente e discente na pesquisa em Ciência do Solo.
Na Divisão II – Processos e Propriedades do Solo, o pesquisador Danilo César de Mello foi premiado na categoria Doutorado, com a tese “Pedometry Applications in the Antarctic Cryosphere: An Earth System Approach to Cryopedology, Pedogenesis, and Pedogeomorphology”, orientada pelo Prof. Márcio Rocha Francelino (UFV) e coorientada pelo Prof. José Alexandre Melo Demattê (Esalq/USP).
Na mesma divisão, também recebeu destaque o pesquisador Gustavo Pereira Valani, com a tese “Soil physical quality in integrated crop-livestock-forest systems”, sob orientação do Prof. Miguel Cooper (Esalq/USP).
Já na Divisão III – Uso e Manejo do Solo, o prêmio de Mestrado foi concedido a Larissa de Souza Bortolo, autora da dissertação “Diversificação de sistemas de produção com forrageiras na região de expansão agrícola do Brasil: impactos no carbono, na saúde do solo e na produtividade de culturas”, orientada pelo Prof. Maurício Roberto Cherubin (Esalq/USP).
Na mesma divisão, a pesquisadora Heidy Soledad Rodríguez Albarracín foi reconhecida na categoria Doutorado com a tese “Carbon geomicrobiology, saturation deficit and sequestration potential of Brazilian agricultural soils”, orientada pelo Prof. José Alexandre Melo Demattê (Esalq/USP).
As premiações reforçam o protagonismo da Esalq/USP na formação de pesquisadores e na geração de conhecimento voltado à sustentabilidade e ao manejo responsável dos solos.
FOTO: DENISE GUIMARÃES