Expandindo fronteiras

Por: Juliana Farah

Olá, queridas leitoras,

Hoje gostaria de falar com vocês a respeito de dois eventos em que estive na última semana. O primeiro em Orlando, nos Estados Unidos, onde aconteceu o Women in Agribusiness, um dos maiores encontros de mulheres do agro do mundo. E o segundo em Antoing, na Bélgica, no congresso Global Summit Women in Agritech 2025.

Participe do canal Portal do Agronegócio

Ambos importantíssimos, tanto do ponto de vista do protagonismo feminino, quanto do nosso papel como representantes de uma categoria que a cada dia tem mais e mais mulheres presentes — seja de empresárias reconhecidas internacionalmente e premiadas em suas atividades, seja daquelas pequenas produtoras, que, embora anônimas, são a verdadeira força do nosso agro.

Nos Estados Unidos, o Women in Agribusiness, que está em sua 14ª edição, reforçou a liderança feminina no setor agroalimentar, com foco em conteúdo técnico, networking global e valorização da presença das mulheres em postos-chave no agro mundial.

Já na Bélgica, no 4º Global Summit Women in Agritech 2025, estivemos envolvidas e empenhadas em demonstrar aos europeus a inovação e a sustentabilidade do agronegócio nacional.

Esses dois acontecimentos ajudaram a realizar um sonho que não era somente meu, mas de todas as Semeadoras do Agro: levar o projeto do Sistema Faesp/Senar, Sindicatos Rurais e Sebrae além de nossas fronteiras e mostrar o impacto que tem proporcionado, especialmente na vida das mulheres que dele participam.

Foram marcantes e emocionantes os dois congressos. Transmitir ao mundo a força que tem nossa iniciativa, que tem transformado tantas histórias e que vem demonstrando a importância da presença feminina no agro. São momentos que guardarei no coração.

A missão da Comissão Semeadoras do Agro, de não somente tirar a mulher da invisibilidade, mas de colocá-la no papel de protagonista de sua vida, de sua família e de sua comunidade tem agora outro significado. E isso só está sendo possível com a ajuda e a participação de todas vocês.

Não restam dúvidas, para nós e agora para o mundo, que a crescente atuação das mulheres representa uma transformação poderosa que está redefinindo os rumos da produção rural, além de contribuir significativamente para a economia do campo, desde o cuidado com a terra até a sustentabilidade, cada vez mais presente nas discussões.

Vamos juntas revolucionar o agronegócio do nosso país e do planeta.

Contem com a Semeadoras do Agro para isso.

Com carinho, Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *