A presença de uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera deve contribuir para que o tempo permaneça firme em boa parte da região Sul nesta quarta-feira (17). No Rio Grande do Sul, entre o período da madrugada e manhã, haverá condições para formação de nevoeiros em boa parte do estado, devido à entrada de umidade que ainda deve ingressar do oceano.
No decorrer do dia, a presença de uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera deve promover o predomínio de sol, que aparece entre poucas nuvens no céu. Um destaque durante o dia diz respeito ao disparo dos termômetros, com calor ganhando força em boa parte do estado – sobretudo entre as missões, oeste e planalto.
Em Santa Catarina e no Paraná, a atuação desta área de alta pressão em altitudes mais elevadas da atmosfera também deverá promover o predomínio da condição de tempo firme. Excepcionalmente, em algumas cidades costeiras do litoral norte catarinense e do litoral paranaense podem contar com chuva fraca isolada durante o dia – devido ao avanço de umidade de origem oceânica sobre a região. O calor ganha força e as temperaturas disparam ao longo do dia no oeste catarinense, oeste, noroeste e norte paranaense. Nas regiões paranaenses, os termômetros já devem bater os 35ºC à tarde.
No Sudeste, a circulação de ventos úmidos marítimos e a presença de uma área de baixa pressão próximo à costa devem realizar a manutenção das pancadas de chuva entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e na zona da mata mineira. Ao longo do dia, o céu permanece mais encoberto e a chuva vem em forma de pancadas já no período da manhã, variando entre fraca e moderada intensidade. Não estão descartados eventuais episódios de chuva forte localizada entre o norte fluminense e o sul capixaba.
Em São Paulo, ainda pode chover de forma isolada no litoral, mas sem a expectativa de chuva forte. Nas demais regiões do estado e também em parte de Minas Gerais, haverá condições para pancadas de chuva isoladas. Ainda assim, o tempo segue aberto na maior parte das áreas, e o destaque deverá girar em torno do calor – que volta a ganhar força.
Enquanto no Centro-Oeste, a circulação de umidade sobre a atmosfera local deve manter a ocorrência de pancadas de chuva sobre boa parte de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, com risco de chuva forte acompanhada por raios e trovoadas. Pode chover de maneira isolada em algumas áreas do centro e leste de Mato Grosso do Sul e também no sul de Goiás. Nas demais regiões, o predomínio continua sendo de tempo firme, com ar seco e calor ganhando força no decorrer das horas.
Parte de Goiás e o Distrito Federal devem seguir com alerta de baixa umidade do ar durante as horas mais quentes. O risco para incêndios permanecerá elevado – sobretudo em regiões mais vulneráveis.
No Nordeste, os ventos que sopram do oceano em direção ao continente mantêm as instabilidades sobre a costa leste. O sol ainda aparece entre algumas nuvens ao longo do dia, e as pancadas de chuva acontecem de maneira irregular, variando entre fraca e moderada intensidade.
A chuva segue mais expressiva no litoral da Bahia, de Alagoas e Pernambuco. As pancadas podem avançar até para áreas do agreste baiano, mas ainda de forma bastante isolada. No interior nordestino e na costa norte da região, o predomínio ainda será de tempo firme, com sol, calor intenso e baixa umidade do ar. Áreas do sertão seguem com risco elevado para queimadas.
E no Norte, os temporais seguem se espalhando sobre o estado do Amazonas, Acre e Rondônia, ainda associados à presença de umidade e calor na atmosfera local. Chove forte também no sul de Roraima e no oeste do Pará. Já os estados do Amapá e do Tocantins seguem com predomínio de tempo firme, calor intenso e – no caso do Tocantins – alerta para baixa umidade do ar presente no período da tarde.