3.500 mulheres do campo de todo o Estado de São Paulo participaram da edição em Ribeirão Preto
Com o objetivo de empoderar e dar visibilidade às mulheres do campo, a Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), realizou na sexta-feira, dia 29 de agosto de 2025, a 3ª edição do evento estadual, em São Paulo, com a presença de mais de 3.300 mulheres. Segundo a presidente da comissão, Juliana Farah, o evento foi pensado para que as participantes se sintam importantes e vejam que podem ir aonde quiserem.
A programação do dia incluiu um café da manhã de boas-vindas, palestras e momentos de capacitação, com o apoio de entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e os sindicatos rurais. O encerramento do evento foi com a apresentação do sanfoneiro Waldonys, com a missão de motivar e energizar ainda mais as participantes.
A presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, esposa do presidente da Faesp, Tirso Meirelles, destacou que o principal papel do evento é dar coragem às mulheres, que, apesar de sempre estarem no agro, muitas vezes permanecem na invisibilidade.
“A comissão trabalha para trazer essas mulheres para o centro das discussões, mostrando que elas têm acesso a ferramentas e conhecimentos que as ajudarão a alcançar a autonomia financeira”, afirmou.
De acordo com a presidente, o setor rural ainda vive em um cenário machista e a luta pela visibilidade e respeito é contínua, uma jornada que ela define como um “trabalho de formiguinha”. Ela ressaltou que a competitividade entre as mulheres deve ser substituída pela união, com uma aplaudindo e incentivando a outra, pois “tem lugar para todo mundo”.
Sucesso em Ribeirão Preto, a capital nacional do agronegócio
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, esteve presente no evento e elogiou o trabalho da comissão, enaltecendo a energia das mulheres e o impacto do evento para o agronegócio. Também compareceram a deputada federal Rosana Valle (PL) e a deputada estadual Edna Macedo (Republicanos), que se mostrou impressionada com a magnitude do encontro.
Durante o evento, a presidente da comissão Juliana Farah foi agraciada com uma das mais altas honrarias do Estado de São Paulo: a outorga do Colar de Honra ao Mérito, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em reconhecimento ao seu trabalho em prol das mulheres no agronegócio. A honraria foi entregue pelas mãos da deputada Edna Macedo.

Outro grande nome a subir ao palco para palestrar e motivar as participantes foi a atriz Flávia Alessandra, que incentivou as mulheres a acreditarem em si mesmas e a não desistirem de seus sonhos.
Além dos encontros presenciais, Juliana Farah destacou que a comissão mantém uma agenda mensal de eventos, que podem ser acompanhados nas redes sociais da Semeadoras do Agro (@semeadorasdoagro) e da Faesp. Ela aconselhou as interessadas a procurarem o Sindicato Rural de seus municípios para saber sobre as ações de capacitação e sucessão familiar.
A presidente da comissão finalizou sua fala enaltecendo a importância de incentivar as mulheres a assumirem o protagonismo nas propriedades rurais e a darem continuidade ao patrimônio da família. “Todo esse nosso trabalho visa mostrar que, com coragem e as ferramentas certas, nós mulheres podemos vencer qualquer desafio e deixar a nossa marca no agronegócio brasileiro”, concluiu.