Setembro começa com chuva forte e calor ; veja a previsão do tempo para a semana

Por: Rogério Cabral

REGIÍO SUL

Pancadas de chuva continuam entre o litoral de Santa Catarina e do Paraná. No oeste de SC e PR, a chuva pode ser de moderada a forte. No centro-sul do Rio Grande do Sul há risco de temporais, com aumento da nebulosidade em grande parte do estado. As temperaturas ficam mais amenas no RS, sem grande elevação durante a tarde, enquanto no norte do Paraná o calor ainda predomina.

Atenção para chuva volumosa no centro-sul do estado do RS com acumulados que podem passar de 150mm causando alagamentos e transtornos nos trabalhos em campo. A atuação de um cavado meteorológico e uma frente fria levam temporais para os três estados do sul durante a semana com possibilidade de queda de granizo. Esta condição de temporais no RS deve persistir entre esta segunda até quinta-feira, para SC e centro-sul do PR está condição vale quinta e sexta-feira. Atenção para o risco de focos de incêndio no norte paranaense, pois além de não chover a temperatura máxima deve ficar na casa dos 34ºC.

REGIÍO SUDESTE

A chuva ainda se mantém no litoral paulista, do RJ ao ES, além do leste e nordeste de MG, de forma fraca a moderada e isolada. Também pode chover no extremo sudoeste de SP. A nebulosidade continua predominante. As temperaturas permanecem altas no oeste paulista, Triângulo Mineiro e oeste de MG. Já na capital paulista, no Rio, no sudeste de Minas e entorno, as tardes seguem mais amenas. A umidade relativa do ar continua baixa no oeste paulista e mineiro.

Chove durante a semana entre 20/30mm no litoral de SP, RS, ES e centro-leste de MG aliviando a situação de tempo quente e seco sem prejudicar as operações em campo, ajudando principalmente os cafezais em fase de florada. Atenção para o risco para focos de incêndio no centro-oeste de SP , centro-oeste de MG incluindo o triângulo mineiro na qual além de não chover, a temperatura máxima deve se manter na casa dos 35/37ºC.

REGIÍO CENTRO-OESTE

Pancadas de chuva continuam no sul, sudoeste e oeste do Mato Grosso do Sul, podendo ser localizadas de maneira moderada. Também há chance de chuva na faixa oeste do Mato Grosso, com aumento da nebulosidade em algumas áreas dos dois estados. As temperaturas permanecem elevadas e o tempo seco prevalece em boa parte da região.. A chuva deve predominar entre segunda e terça-feira em MS e MT , especialmente nas áreas de fronteira com o Paraguai e a Bolivia com 20/30mm acumulados o que ajuda a recuperar umidade do solo e do ar, aliviando o calor na região.

Atenção para o risco de focos de incêndio nas demais áreas no centro-norte de MS, GO e MT na qual além de não haver previsão de chuva a temperatura máxima ainda deve se manter na casa dos 39ºC/41ºC. O produtor que for realizar os trabalhos em campo deve se manter bem hidratado , pois a umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia pode ficar abaixo dos 20% nestas localidades.

REGIÍO NORDESTE

As chuvas ainda persistem nas mesmas áreas, com nebulosidade mais concentrada na faixa leste. As temperaturas seguem altas durante a tarde e a qualidade do ar permanece baixa no interior, com índices de umidade podendo ficar abaixo de 30%.. Ondas de leste continuam a atuar no litoral da região levando chuva para BA, SE, AL , PA , PE , RN com 20/30mm no decorrer da semana o que ajuda a manter a boa umidade da região.

Atenção para o calor de 40ºC nas regiões de interior , que além de reduzir a umidade relativa do ar aumenta o risco para focos de incêndio. As operações em campo devem seguir normalmente com a colheita do algodão. O produtor deve ficar atento para se manter bem hidratado ao realizar os trabalhos em campo. A chuva deve começar a retornar para as áreas produtoras a partir das últimas semanas de setembro.

REGIÍO NORTE

Áreas de instabilidade permanecem entre o oeste do Amazonas e Roraima, com chuva moderada a forte. Ainda pode chover no Acre, no litoral do Pará e em Rondônia. Já em Tocantins e no sul do Pará, o calor e o tempo seco predominam, com baixos índices de umidade. No AM, RR, AC e RO o acumulado da semana fica na casas dos 40/50mm mantendo a umidade na região e ajudando principalmente as pastagens em Rondônia.

Pancadas de chuva começam a retornar de forma irregular no estado do PA variando entre entre 20/30mm na porção oeste do estado ajudando a diminuir o risco para focos de incêndio na região e aliviando o estresse térmico no gado em confinamento. Atenção para o calorão e tempo seco no restante TO, PA e AP na qual a temperatura máxima deve girar em torno de 38ºC/40ºC potencializando o risco de focos de incêndio. Atenção para baixa umidade do ar que deve ficar abaixo de 20% .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *