Seja nosso parceiro

Tirso Meirelles participa de debate sobre os impactos do tarifaço na Alesp com especialistas e líderes do agro

Por: Rogério Cabral

A iniciativa foi do deputado Itamar Borges que também prestou homenagem ao ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues

O presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, participou nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), de sessão solene para debater os desafios e perspectivas do agronegócio no segundo semestre.

O evento aconteceu no Plenário Juscelino Kubitschek e marcou também o relançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SPAgro), além de prestar homenagem ao ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Conduzida pelo deputado estadual Itamar Borges, presidente da SPAgro, a sessão foi uma parceria com o Fórum Paulista do Agronegócio e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O principal ponto do encontro foi analisar e debater os cenários após a entrada em vigor do “tarifaço” do governo Donald Trump (conjunto de tarifas sobre produtos brasileiros), no dia 6 de agosto, buscando compreender o impacto no setor em nível estadual e nacional.

“O relançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista é motivo de celebração por todos nós. A reunião das 45 entidades mostra a força, a luta e a resiliência do agro do estado de São Paulo em prol do nosso país, em um momento muito delicado, tanto na política quanto na economia para o setor”, afirmouTirso Meirelles.

“É também uma oportunidade, de valorizar, fortalecer e de dar condições a atuação do homem e da mulher do campo, protagonistas do trabalho rural do nosso estado.”

Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae-SP, ressaltou o empenho da Assembleia Legislativa como ponto de apoio às demandas do setor e agradeceu ao deputado Itamar Borges pela iniciativa de retomar os trabalhos da SPAgro.
Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Edivaldo Del Grande, o momento é de união, especialmente diante dos problemas enfrentados pelo setor junto ao governo federal.
“Se formos ouvidos as políticas podem ser mais assertivas. Não queremos benesses, só queremos trabalhar”, disse Del Grande.
Barros Munhoz, deputado estadual e ex-ministro da Agricultura, contou como chegou ao ministério no então governo Itamar Franco (1992-1994) e enfatizou as dificuldades do setor, em como aglutinar empresas e produtores rurais, mas salientou que é preciso lutar pela defesa do agronegócio.
“Vamos nos dar as mãos. Precisamos nos unir. Porque vocês são o sustentáculo do Brasil.”
DEBATE E HOMENAGEM
Após a sessão solene de abertura houve debate sobre as “Perspectivas do Agro para o Segundo Semestre em São Paulo e no Brasil”. Entre os palestrantes e convidados estavam especialistas e lideranças do agronegócio, como Marcos Jank, do Insper Agro Global, que fez a palestra principal. A programação ainda contou com a presença de Ibiapaba Netto (CitrusBR), Roberto Perosa (ABIEC), Francisco Matturro (LIDE Agronegócios), o deputado federal Arnaldo Jardim e Roberto Rodrigues.
O evento teve como encerramento a homenagem a Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo, professor emérito da Fundação Getúlio Vargas – Agro e ex-ministro da Agricultura (2003-2006), pelo SPAgro e pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), pelos serviços prestados à agricultura e pecuária e referência do setor no Brasil e no exterior.

Galeria

The post Tirso Meirelles participa de debate sobre os impactos do tarifaço na Alesp com especialistas e líderes do agro appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *