Programa do Senar impacta comunidades, cidades participantes e regiões a partir de olhar diferenciado e rede de apoio
Mudança de área, criação de associação de turismo, investimento em sonhos, geração de empregos, tornar-se chef de cozinha. Esses são alguns dos adventos provocados por participantes do Programa Turismo Rural do Senar.
O programa tem por objetivo ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.
A instrutora do Senar, Graziela Grecco, teve exatamente esse olhar, o de vocação, quando em 2021 conheceu e ministrou o programa na propriedade de Rosana Teixeira, em Marília.
Executiva de vendas da Avon por mais de uma década, Rosana tinha por objetivo comprar “um lugarzinho”, como ela diz, “para plantar árvores e cuidar da natureza”.
Após o Programa Turismo Rural do Senar, a Chácara Sagrado Coração de Jesus se converteu em mais do que isso. “Ofereci minha propriedade para realização do programa. Quando Graziela conheceu me disse que deveria fazer dela um espaço de turismo rural”, explica.
Desde então, a agora empresária se dedica isso, gerando empregos, renda e até reconhecimento do município. Sua chácara receberá o curso de roçadeira pelo sindicato rural de Garça e a prefeitura de Marília solicitou cinco vagas para especialização de colaboradores.
UCHÔA
Mais de 200 km de Marília, em Uchôa, o Programa de Turismo Rural do Senar também vem promovendo mudanças na vida das pessoas, município e região. Através dele foi criada a Associação de Turismo Rural do Noroeste Paulista, que congrega 15 cidades e mais de 90 sócios.
Siuze Davanzo, presidente do sindicato rural da cidade, conta que foi com o olhar e o incentivo de Graziela Grecco que a associação saiu do papel, tomou forma e se constituiu. Apesar de ser um desejo de várias pessoas, a ideia se concretizou a partir do programa do Senar.
Com a associação vieram parcerias, fomento e empreendedorismo para produtores e produtoras rurais da região, valorizando a cultura e a gastronomia.
“Só em Uchôa temos o museu de Paleontologia Pedro Candolo, o museu do Carnaval, o sítio Santa Rosa Café da Colônia, além de outros empreendimentos que foram gerados nestes 14 anos da associação”, explica Siuze.
“Friso sempre que temos de valorizar cada ação nossa. Por isso precisamos valorizar o turismo que veio através de uma demanda do sindicato rural ao Senar e à Faesp, e delas para toda a sociedade.”
ANDRADINA
Valorizar o turismo foi também o ponto de partida quando em 2019 a instrutora Graziela Grecco conheceu Lucimar de Souza Santos e Guilherme Murai, ambos assentados rurais em Murutinga do Sul, município de menos de 4 mil habitantes e a apenas 20 minutos de Andradina, sede do sindicato rural.
O casal que vive há 22 anos no Assentamento Dois Irmãos, conta que o pesqueiro San Murai e o restaurante O Pescador, aberto em Andradina, são fruto do Programa de Turismo Rural do Senar.
“O programa não muda só a gente. Muda nosso negócio, nossa percepção, jeito de ver o empreendimento, de colocar valor nos produtos e serviços”, diz Lucimar.
A partir dele criou-se uma rede de apoio, agregando valor e reconhecimento aos envolvidos. E por envolvidos deve-se entender as 125 famílias do assentamento que através do programa criaram a Rota Rural Caminhos do Moinho, que recebe turistas brasileiros e estrangeiros.
Isso representou uma enorme transformação, como conta a chef de cozinha. “O impacto foi muito grande. A criação da Rota Rural trouxe benefício a todos, gerando oportunidades e renda. Há quem fature até R$ 2.500,00 num único dia.”
Já em seu restaurante o que predomina são os pescados. Receitas produzidas com peixes frescos (como gosta de frisar) de água doce. Mais de 30 espécies integram o cardápio.
Filé de tucunaré azul com queijo provolone Tania é seu grande trunfo. Por causa dele esteve em programas de TV, iniciativas do governo do estado como Programa Sabor de São Paulo, no Festival Mesa SP, além de receber da proprietária da revista Prazeres da Mesa o elogio de ser uma das melhores receitas da região do Pantanal Paulista, no noroeste do estado, e a única de uma chef de um assentamento do Brasil numa revista especializada em cozinha.
“A Graziela trouxe ideias, conhecimento, revolução para todos que participaram do programa e aos que foram impactados por ele. Por causa dela chegamos neste patamar. Ela é um anjo que apareceu em nossas vidas”, resume Guilherme.
PARCERIA COM O GOVERNO
A Faesp vem trabalhando junto ao Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo rural. Em 2024 foi lançado o Guia Turístico Rural do Estado de São Paulo visando o incentivo e o desenvolvimento de várias regiões paulistas.
O Guia inclui 290 propriedades de 39 municípios paulistas, totalizando mais de mil propriedades rurais catalogadas em 361 cidades e tem a finalidade de promover destinos turísticos, incluindo rotas gastronômicas no estado.
O secretário Roberto de Lucena destaca a importância da participação da entidade na formatação do Guia e o fruto do trabalho colaborativo entre o governo estadual e os municípios paulistas. “Nessa parceria estratégica para impulsionar o turismo rural, a participação da Faesp é fundamental, pois é a instituição que tem contato direto com os produtores rurais e que conhece como ninguém o interior do nosso estado.”
Galeria
The post Turismo Rural do Senar transforma vidas e revoluciona negócios em municípios de São Paulo appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.