Seja nosso parceiro

Projeto “Semear é Cuidar” leva prevenção e acolhimento a mulheres do meio rural em quatro cidades paulistas

Por: Rogério Cabral

O projeto viabiliza acesso a exames de saúde para produtoras rurais de Santa Cruz do Rio Pardo, Caconde, Santo Antônio de Posse e Adamantina

Com foco na saúde da mulher do campo, o projeto “Semear é Cuidar” realizou uma série de eventos entre os dias 14 e 18 de julho nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Caconde, Santo Antônio de Posse e Adamantina, com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. A iniciativa integra o Programa Promovendo a Saúde no Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), e é desenvolvida pelos Sindicatos Rurais, com o apoio da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e da ONG Orientavida, em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de saúde.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, o lançamento do projeto foi marcado por dois encontros no dia 14/07, reunindo mulheres do meio rural para momentos distintos de escuta, aprendizado e acolhimento. No primeiro encontro, o tema foi prevenção ao câncer de mama e no mesmo dia a conversa girou em torno da prevenção ao câncer de colo de útero. Já em Caconde, a ação foi realizada no dia 16/07, com foco na saúde das mamas. No dia seguinte, 17/07, foi a vez de Santo Antônio de Posse (extensão de base do Sindicato Rural de Mogi Mirim) receber o evento, também voltado à prevenção ao câncer de mama. Encerrando a semana, em 18/07 o projeto chegou a Adamantina, com atividades centradas na prevenção ao câncer do colo de útero.

Durante os eventos, as participantes receberam orientações sobre cuidados com a saúde. Por meio dos sindicatos rurais, o Projeto oferece exames gratuitos para detecção desses dois tipos de câncer, e após a realização dos exames, quando necessário as mulheres são encaminhadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para dar continuidade ao tratamento. Além do cuidado com a saúde física, as ações promovem um espaço de valorização, escuta e fortalecimento dos laços comunitários.

Outro destaque importante é o papel ativo das mulheres produtoras rurais, que, além de serem beneficiadas, também protagonizam a iniciativa por meio dos Sindicatos Rurais, estreitando laços com essas entidades e reforçando o protagonismo feminino no campo.

Galeria

S.R – Santa Cruz do Rio Pardo

S.R – Caconde

S.R – Mogi Mirim – Santo Antônio de Posse

S.R – Adamantina

The post Projeto “Semear é Cuidar” leva prevenção e acolhimento a mulheres do meio rural em quatro cidades paulistas appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *