Evento reuniu instrutores para recadastramento e alinhamento de responsabilidades, com a participação de lideranças do Sistema Faesp/Senar
O Sistema Faesp/Senar realizou nesta quinta-feira, 04 de dezembro, em Bauru, o Encontro dos Instrutores do Senar-SP, reunindo profissionais da região para o processo de recadastramento e alinhamento das responsabilidades no planejamento e desenvolvimento das ações de formação profissional rural e atividades de promoção social. O objetivo foi reforçar o papel central dos instrutores na execução dos treinamentos e no apoio direto aos produtores e trabalhadores do campo.
A abertura foi conduzida por Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em participação online, destacando a importância dos sindicatos rurais patronais no suporte ao produtor. Ressaltou a responsabilidade por oferecer informações, serviços e benefícios essenciais para a atividade agropecuária, citando iniciativas como a difusão de conteúdos sobre segurança rural, combate a incêndios, regularização ambiental e demais serviços que contribuem para resultados econômicos e sociais mais sólidos. “Nosso compromisso é fortalecer o agronegócio paulista por meio da união e do conhecimento. O Sistema Faesp/Senar é forte porque temos as lideranças nos sindicatos rurais com os presidentes e coordenadores, e com a atuação dos instrutores na ponta, diretamente junto a cada produtor”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Bauru, José Maurício de Melo Lima Verde Guimarães, também reforçou o protagonismo dos instrutores, lembrando que eles representam uma das principais forças da entidade. “Os instrutores participam do dia a dia do produtor rural em sua atividade, levando cursos e projetos do Senar que enriquecem com experiência e capacitação. Eles são essenciais para o desenvolvimento da nossa base”, destacou.
Durante sua fala de abertura do evento, o gerente do Senar-SP, Jair Kaczinski, enfatizou que os instrutores são agentes fundamentais, levando conhecimento onde outras instituições não conseguem chegar. Ele ressaltou a necessidade de fortalecer cada elo da cadeia de formação e explicou que o recadastramento é estratégico para ampliar a atuação e abrir espaço para novos profissionais, especialmente diante da implantação dos Centros de Excelência previstos para 2026. “Serão centros de irradiação de conhecimento onde os instrutores terão importante participação. Vocês representam o Senar na ponta junto a cada produtor, cada trabalhador e suas famílias”, apontou.
O encontro, que teve participação do responsável pela Divisão de Formação Profissional do Senar-SP e sua equipe técnica, reforçou a relevância dos instrutores como protagonistas na disseminação do conhecimento para promoção do desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista.