Marco Vinholi detalha balanço de 2025 e anuncia foco em sustentabilidade, crédito de carbono e programas subsidiados para o agronegócio paulista em 2026
Por Portal do Agronegócio
O diretor técnico do Sebrae São Paulo, Marco Vinholi, apresentou um balanço altamente positivo da parceria institucional com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Senar, classificando 2025 como o “melhor ano” da cooperação, com foco na assistência ao produtor rural.
Participe do canal Portal do Agronegócio
A aliança estratégica, que visa aprimorar a gestão e a rentabilidade no campo, impactou diretamente mais de 40 mil produtores rurais em todo o Estado de São Paulo. Conforme observou Vinholi, as ações foram cruciais para oferecer suporte em áreas vitais, como a qualificação técnica, o acesso facilitado a linhas de crédito e a melhoria das condições de negociação e preço para a venda de produtos. A conclusão deste ciclo de sucesso já projeta novos e ambiciosos projetos previstos para o ano de 2026.
A avaliação sobre o desempenho do Sebrae no biênio foi concedida em Lins, durante a realização do Encontro de Lideranças do Agro Paulista, evento que reuniu lideranças e produtores rurais. A iniciativa foi liderada por Tirso Meirelles, presidente da Faesp, reforçando o alinhamento estratégico entre as entidades. Vinholi destacou que, diante dos resultados expressivos de 2025, o planejamento para o ano seguinte está focado na inovação e no apoio financeiro ao pequeno produtor. Entre as principais novidades, está a introdução de uma ação voltada diretamente para a sustentabilidade e a inclusão do agronegócio no mercado de créditos de carbono, visando uma renda adicional.

Em relação ao tema ambiental, o diretor mencionou o recente marco da participação brasileira na COP 30 e no Fórum de Sustentabilidade, onde o Estado de São Paulo se destacou ao apresentar a “AgriZone”, mostrando o arcabouço sustentável do agro nacional para o mundo. Para operacionalizar o apoio ao pequeno produtor e ampliar o alcance dessa visibilidade, o Sebrae iniciará um novo programa que fará o diagnóstico aprofundado das propriedades rurais.
O mapeamento permitirá identificar áreas de reserva e potencialidades que, ao serem intermediadas no mercado de carbono, gerarão renda extra ao produtor enquanto o auxiliam a colaborar com a sustentabilidade. Além disso, a entidade planeja um novo e forte programa de crédito subsidiado para o pequeno produtor rural em 2026.