4ª edição “Do Solo à Xícara”, em Pardinho, tem palestras e valorização da Cuesta Paulista

Por: Rogério Cabral

Evento foi realizado no sábado (25), no sítio Daniella, e contou ainda com a premiação dos produtores no concurso de cafés especiais ‘Cuesta Paulista’

A 4ªedição do evento “Do Solo à Xícara”, no sítio Daniella, em Pardinho, no sábado (25), uniu pesquisa acadêmica e conhecimento científico, palestras sobre café e premiação do 7º Concurso de Cafés Especiais Cuesta Paulista. Além de contar com expositores da região com mel, cerveja, artesanato, sabonetes e aromatizadores, vinho, doces e, claro, café.

Daniella Pelosini, presidente do Sindicato Rural de Pardinho e anfitriã, abriu o evento dizendo que gastou muita sola de botina e pneu de carro para aprender — e que segue aprendendo — sobre o cultivo do produto que ama. “Hoje, tenho condições de receber vocês aqui, pertinho, e com um dia repleto de conteúdo. Abrir nosso quintal de casa para um evento desse é motivo de orgulho, como é também de enorme gratidão”, afirmou.

Ela agradeceu aos presentes, a cada um dos patrocinadores e enfatizou que não se faz nada sozinho, nomeando toda sua equipe, em especial a coordenadora do sindicato, Luciane Correia. “Tenho de agradecê-la, porque sem ela isto seria impossível de acontecer.”

Pedro Lucchesi, diretor 1º tesoureiro, representou Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar, realizador e patrocinador do evento.

“Um encontro como este é sinal de sucesso e de bons negócios aos produtores e produtoras da Cuesta Paulista. O Sistema Faesp/Senar acredita que eventos assim impulsionam a economia local e colocam a região ainda mais em evidência como uma das rotas de turismo paulista a ser visitada”, afirmou.

Palestras e Debates

Como parte da programação e da integração de conhecimento e cultura, o encontro também teve a divulgação da 3ª reimpressão do “Atlas Cuesta”, sob os cuidados do Instituto Itapoty. Jorge Martins, presidente do instituto, contou sobre o objetivo pedagógico e a divulgação do conteúdo, especialmente em escolas.

“Quem não conhece, não preserva”, disse. “Este Atlas é mais que uma ferramenta educativa, é também um livro onde organizamos as informações ecológicas da Cuesta Paulista para moradores, produtores e toda a sociedade brasileira.”

Em seguida foi a vez do engenheiro agrônomo e diretor da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè, Aldir Alves Teixeira, apresentar “Os 10 Mandamentos da Qualidade Illy”, onde explicou a uma plateia de produtores e produtoras de café quais são os requisitos e as exigências da renomada marca italiana de cafés.

Diego Siqueira, também engenheiro agrônomo pela UNESP, cofundador da Quanticum empresa de tecnologia em solos apoiada pela FAPESP e professor no programa de extensão continuada SOLLOAgro, da ESALQ-USP, ministrou a palestra “A Medida da Terra: Do Solo ao Volume da Qualidade de Cafés”.

Professor de Agricultura Digital e Nanotecnologia aplicada a Biosoluções, Diego trouxe pesquisas e artigos que mostram os diferenciais dos grãos naturais do solo chamados de “tipos de argila” — 500 mil vezes menores do que um grão de café — e como os produtores podem extrair o melhor emprego deles e potencializar suas lavouras.

Também contou de como a tecnologia de diagnóstico do solo se tornou a primeira patente da América Latina na linha e como se conecta com o tema dos Ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2025.

Reconhecimento

Após o intervalo para o almoço houve o debate “A busca por uma Identificação Geográfica para cafés: potencialidades e desafios na Cuesta Paulista”, onde Daniella Pelosini, os técnicos José Romeu e Marcelo Gasparotto e Gustavo Matarazzo, professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP – Campus Avaré), discutiram as oportunidades e os desafios da região.

Coube ao professor do IFSP apresentar uma pesquisa realizada com moradores da Cuesta e resultados qualitativos a respeito. Ao final, ele sintetizou a importância do tema. “Identificação Geográfica não traz só ágio, traz proteção, qualidade e promoção territorial.”

Cristiano Camargo, prefeito do município de Pardinho, destacou que o cuidado com o evento ao juntar conhecimento científico, palestras, debates, exposição de produtos e premiação de cafés é muito importante, pois reforça a potencialidade da região, como rota turística, além de levar oportunidades e fomentar a economia local.

“O café de Pardinho, por exemplo, agora não é só representado em nível regional, aqui, na Cuesta. Com a missão dada pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de Agricultura, Guilherme Piai, Daniella nos representa em todo o estado, e porque não no país, levando e promovendo os cafés especiais da região”, afirmou.

A anfitriã da 4ª edição do “Do Solo à Xícara” enfatizou que o evento é uma oportunidade de todos e para todos. “Acho importante a gente trazer e mostrar tudo que a nossa região tem de melhor — o artesanato, o vinho de Bofete, a cachaça de Torre de Pedra, os aromas da Ditaflora, que eles pegam pontos turísticos e colocam dentro de vidrinhos com aromas que que lembram a infância das pessoas que conhecem a região, todas essas coisas são parte da Cuesta Paulista e o Brasil precisa conhecê-las”, concluiu.

“Alguns anos atrás, aprendi um ditado africano com uma amiga e ele reverbera aqui. ‘Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.’ Adoro ir junto. Então, a gente juntando todas essas coisas fica mais forte e podemos ir longe.”

Premiação

Confira a lista completa dos ganhadores:

CEREJA DESCASCADO

COLOCAÇÃO RESULTADO FINAL PRODUTOR (A)
Nº AMOSTRA 3 DANIELLA ROMANO PELOSINI
Nº AMOSTRA 6 MANUEL DOS SANTOS FERNANDES RIBEIRO
Nº AMOSTRA 17 AGROPECUÁRIA DA PEDRA
Nº AMOSTRA 10 BEATRIZ BURCKAS RIBEIRO GUERRA
Nº AMOSTRA 16 CLAUDIO DENTI MASSON

MICRO LOTE

COLOCAÇÃO RESULTADO FINAL PRODUTOR (A)
Nº AMOSTRA 25 MARCOS APARECIDO DE VIDAL DE NEGREIROS
Nº AMOSTRA 27 RICARDO ALVES BASTOS
Nº AMOSTRA 26 ADELFO VIDAL DE NEGREIROS
Nº AMOSTRA 11 TEREZA MONTANHA DE OLIVEIRA
Nº AMOSTRA 1 LUIS CARLOS JOSEPETTI BASSETO

NANO LOTE

COLOCAÇÃO RESULTADO FINAL PRODUTOR (A)
Nº AMOSTRA 28 MARCOS APARECIDO DE VIDAL DE NEGREIROS
Nº AMOSTRA 31 ANTONIA VIDAL DE NEGREIROS
Nº AMOSTRA 29 ADELFO VIDAL DE NEGREIROS
Nº AMOSTRA 9 MANUEL DOS SANTOS FERNANDES RIBEIRO
Nº AMOSTRA 5 MANUEL DOS SANTOS FERNANDES RIBEIRO
Nº AMOSTRA 12 PEDRO BERENGANI

NATURAL

COLOCAÇÃO RESULTADO FINAL PRODUTOR (A)
Nº AMOSTRA 4 DANIELLA ROMANO PELOSINI
Nº AMOSTRA 8 BEATRIZ BURCKAS RIBEIRO GUERRA
Nº AMOSTRA 21 FELIPE TAVARES BUENO
Nº AMOSTRA 23 SÉRGIO HENRIQUE BENTO DE CAMARGO
Nº AMOSTRA 7 MANUEL DOS SANTOS RIBEIRO GUERRA
Nº AMOSTRA 19 CIRLEI ALBERTO BISSOLLI
Nº AMOSTRA 24 MARCOS APARECIDO VIDAL DE NEGREIROS
Nº AMOSTRA 15 CLAUDIO DENTI MASSON

Galeria

The post 4ª edição “Do Solo à Xícara”, em Pardinho, tem palestras e valorização da Cuesta Paulista appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *